Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/7293

TitleA criação dramática: o fazer e o pensar: um estudo com futuros professores do 1º ciclo do Ensino Básico
Author(s)Antunes, Carla Maria de Faria Alves Pires
Advisor(s)Melo, Maria do Céu
Cardoso, Carlos
Issue date27-Jun-2006
Abstract(s)As alterações sociais provocadas pelos movimentos migratórios dos últimos anos, acarretaram consigo profundas mudanças na dinâmica das escolas onde as crianças de diversas nacionalidades foram sendo inseridas. Tal situação poderá suscitar novas atitudes por parte dos professores, levando-os a adaptar criativamente os programas curriculares a essa nova realidade, que se prende com a heterogeneidade étnico - cultural das escolas portuguesas. Para o sucesso desta adaptação curricular é necessária a consciencialização de todos os intervenientes no processo educativo (professor, alunos e encarregados de educação) no sentido de que a escola não seja apenas um local de aprendizagem de saberes específicos. Ela deverá proporcionar também uma outra aprendizagem onde o respeito pela diferença seja o caminho para uma eficaz e saudável partilha de saberes informais e de vivências. Para tal, os projectos artísticos de Expressão Dramática propiciam de forma única a convocação de experiências de vida dos intervenientes, valorizando-as de tal modo, que muitas vezes a própria diversidade etno - cultural se transforma em indutora de criação de argumentos. O objectivo deste estudo foi a análise de um processo de criação de um texto colectivo e a sua dramatização. Nele estiveram envolvidos um grupo de alunos da disciplina de opção de Expressão Dramática, do 3º ano da Licenciatura em Ensino Básico, 1.º ciclo. O trabalho em equipa foi a metodologia adequada às condições especiais que caracterizam o Drama, pelo que todas as etapas foram delineadas e percorridas em conjunto. A aplicação de determinadas convenções e estratégias teatrais, como forma de aquisição e consolidação de conhecimentos, promoveu a compreensão e vivência do processo de criação artística da performance. Pela criação, recriação e improvisação dramáticas, procurou-se a diversidade, a imaginação, a criatividade, o espírito de iniciativa, o espírito crítico, a autonomia. Estes são atributos essenciais que a escola deverá estimular em benefício do desenvolvimento individual dos seus alunos, de projectos comuns de cooperação e da construção social interactiva.
During the last years, migrations flows generated social changes on daily life schools. The coexistence on the same class of students with different nationalities challenges teachers to adapt creatively the curricula in order to deal with this diversity of cultural backgrounds. To be success, all the educational actors (teacher, students and parents) ought to be aware that school is not any long a place for learning disciplinary subjects, but also an environment for learning values such respect for diversity, empathy and democracy. In this study, we support that artistic projects create situation to share life experiences, valuing them as key idea to the creation of dramatic plots. Its purpose was the analysis of a creation process of a text and its theatrical performance. It was developed with students of the 3rd year of Higher Degree on Primary School Teachers, in an optional class titled “Drama” The methodology adopted was teamwork; therefore all the steps were designed and lived together. This option promoted the learning of several theatrical conventions, strategies, knowledge and skills needed to understanding the dramatic creation process, and to set its public performance. Along the process, we intend to develop creativity, imagination, initiative, criticism and autonomy. These are the essential attributes that school should stimulate promoting artistic collaborative projects.
Les modifications sociales provoquées par les mouvements migratoires des dernières années, occasionnent de profondes modifications dans la dynamique des écoles où les enfants de diverses nationalités ont été inclus. Cette situation devra susciter des nouvelles attitudes pour part des professeurs, les obligeant a adapter créativement les programmes éducatifs à cette nouvelle réalité, qui se conjugue avec l’ethnocide hétérogène des écoles portugaises. Pour le succès de cette adaptation à l’enseignement il est nécessaire consciemment que tous les intervenants du procès éducatif (professeurs, élèves et parents) afin de prévoir que l’école n’est pas a peine un lieu d’apprentissage de sciences spécifique. Elle devra aussi proportionner un autre apprentissage, celui du droit et du respect à la différence. Afin d’aboutir au chemin sûr pour l’efficacité du partage de savoir sans cérémonie. Les projets artistiques d’expression dramatiques proportionnent, de façon unique, la confrontation d’expériences de vie des intervenants, si bien valorisé, que plusieurs fois la propre diversité ethnocide se transforme en inductrice de création d’arguments. L’objectif de cet étude est l’analyse d’un procédé de création d’un texte collectif et de sa dramatisation, dans lequel à été englobé un groupe d’élèves de la discipline de option d’expression dramatique de la 3eme année de la licenciature de enseignement Primaire. Le travail d’équipe a été la méthodologie adaptée aux conditions spéciales qui caractérisent le drame. Toutes les étapes ont été délignés et parcourues en ensemble, permettant une constante négociation et un partage d’opinions de groupe. Par la création, la récréation et improvisation dramatiques, on a cherché la diversité, l’imagination, la créativité, l’initiative, la critique et l’autonomie. Ceux ci sont les points essentiels que l’école devra stimuler afin de bénéficier le développement individuel de ses élèves, des projets communs de coopération et de construction sociale intérative.
TypeDoctoral thesis
DescriptionTese de Doutoramento em Estudos da Criança
URIhttp://hdl.handle.net/1822/7293
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Teses de Doutoramento

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