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dc.contributor.advisorRibeiro, Eugéniapor
dc.contributor.authorFerreira, Elisabetepor
dc.date.accessioned2021-05-24T10:05:30Z-
dc.date.available2021-05-24T10:05:30Z-
dc.date.issued2021-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/72792-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologiapor
dc.description.abstractA perspetiva do cliente sobre o seu processo de mudança tem ganhado relevância. A voz do cliente pode contribuir com informação sobre o que foi proveitoso na terapia para a promoção da mudança, uma vez que a visão dos terapeutas é relatada na literatura como não coincidindo com a dos clientes. O objetivo deste estudo consistiu em compreender como os clientes de psicoterapia identificam e explicam a sua mudança, considerando a sua experiência ao longo do processo terapêutico, orientado pelo Modelo Transdiagnóstico para perturbações emocionais (Barlow et al., 2011). Participaram neste estudo 7 clientes acompanhados na Consulta de Psicoterapia para Adultos da Associação de Psicologia da Universidade do Minho (APsi- UMinho). O instrumento utilizado para a recolha de dados foi a Entrevista de Mudança Psicoterapêutica ao Cliente (Robert Elliott, 1999), adaptada por Célia Sales et al. (2007). Através do método da análise temática emergiram 4 temas: Motivos para pedido de ajuda terapêutica, Experiência no processo, Mudanças percebidas; e Mecanismos de mudança. Neste estudo os participantes reconheceram a mudança e associaram esta mudança às técnicas terapêuticas do Modelo Transdiagnóstico. A terapia é vista pelos participantes como uma fonte de autoconhecimento, orientação e desenvolvimento de competências para o quotidiano. Em suma, os participantes conseguiram definir as mudanças alcançadas, como também, o que contribuiu para esta mesma mudança. A perspetiva do cliente é um contributo positivo para compreender melhor o processo psicoterapêutico.por
dc.description.abstractThe customer's perspective on their change process has gained relevance. The client's voice can contribute information about what has been beneficial in therapy for promoting change, since the therapists' view is reported in the literature as not coinciding with that of the clients. The aim of this study was to understand how psychotherapy clients identify and explain their change, considering their experience throughout the therapeutic process, guided by the Transdiagnosis Model for emotional disorders (Barlow et al., 2011). 7 clients participated in this study accompanied by the Adult Psychotherapy Consultation of the Psychology Association of the University of Minho (APsi-UMinho). The instrument used for data collection was the Psychotherapeutic Change Interview to the Client (Robert Elliott, 1999), adapted by Célia Sales et al. (2007). Through the thematic analysis method, 4 themes emerged: Reasons for requesting therapeutic help, Experience in the process, Perceived changes; and Mechanisms for change. In this study, participants recognized the change and associated this change with the therapeutic techniques of the Transdiagnosis Model. Therapy is seen by the participants as a source of self-knowledge, guidance and skills development for everyday life. In short, the participants were able to define the changes achieved, as well as what contributed to this same change. The client's perspective is a positive contribution to better understand the psychotherapeutic process.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/por
dc.subjectPerspetiva do clientepor
dc.subjectProcesso de mudançapor
dc.subjectModelo transdiagnósticopor
dc.subjectMecanismos de mudançapor
dc.subjectAnálise temáticapor
dc.subjectClient's perspectivepor
dc.subjectChange processpor
dc.subjectTransdiagnosis modelpor
dc.subjectMechanisms of changepor
dc.subjectThematic analysispor
dc.titleMudança em terapia manualizada segundo o modelo transdiagnóstico: a perspetiva do clientepor
dc.title.alternativeChange in manual therapy according to the transdiagnostic model: the client's perspectivepor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202678598por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade15 valorespor
sdum.uoeiEscola de Psicologiapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
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