Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/72617

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMoura, José Augusto Neves depor
dc.contributor.authorRibeiro, António José Pachecopor
dc.date.accessioned2021-05-12T15:34:39Z-
dc.date.available2021-05-12T15:34:39Z-
dc.date.issued2021-04-
dc.identifier.citationMoura, J. A. N. de, e Ribeiro, A. J. P. (2021). Educar com Criatividade: ser Pássaro ou Carneirinho na Aprendizagem da Composição Musical. In F. E. A: Batista (Org.), Processos Criativos e Educacionais em Artes 2 (pp. 140-153). Atena Editora. DOI 10.22533/at.ed.02221260415por
dc.identifier.isbn978-65-5983-002-2por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/72617-
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo principal compreender a questão da música que se faz dentro e fora do âmbito escolar. Pretende-se explorar este aspeto considerando que a existência de outras tipologias de ensino de composição musical nos conservatórios públicos de música em Portugal, a inclusão de outras tipologias musicais e das novas tecnologias possam potenciar o prosseguimento de estudos na área da composição. A procura de conhecimentos ligados a outras linguagens musicais, por parte dos jovens nas escolas especializadas de música, é uma realidade nos dias de hoje, se bem que essas mesmas escolas tardam em encontrar soluções para responder às exigências. A metodologia pedagógica tradicional, centrada na dita música erudita ocidental, a consequente relação dos jovens com outras músicas do mundo (a música que se ouve em casa), e a total ausência de outras tipologias musicais na escola de música especializada, podem estar na origem da desmotivação, por parte dos jovens, por uma carreira no âmbito da composição musical. Esta dicotomia, entre a música que se faz na escola e a música que se ouve em casa, abrange diferentes tipos de saberes e pode condicionar as aspirações de jovens compositores.por
dc.description.abstractThis article has as main objective to understand the question of music that is made inside and outside the school environment. We intend to explore this aspect considering that the existence of other types of musical composition teaching in public music conservatories in Portugal, the inclusion of other musical types and new technologies may enhance the pursuit of studies in the area of composition. The search for knowledge related to other musical languages, on the part of young people in specialized music schools, is a reality today, although these same schools are slow to find solutions to meet the demands. The traditional pedagogical methodology, centered on the so-called Western classical music, the consequent relationship of young people with other music in the world (the music you hear at home), and the total absence of other musical typologies in the specialized music school, may be at the origin of demotivation, on the part of young people, for a career in the scope of musical composition. This dichotomy, between music made at school and music heard at home, covers different types of knowledge and can condition the aspirations of young composers.por
dc.description.sponsorshipFundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UIDB/00317/2020por
dc.language.isoporpor
dc.publisherAtena Editorapor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00317%2F2020/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectEnsino artístico especializado de músicapor
dc.subjectTipologias musicaispor
dc.subjectMúsica dentro e fora da sala de aulapor
dc.subjectSpecialized artistic teaching of musicpor
dc.subjectMusical typologiespor
dc.subjectMusic inside and outside the classroompor
dc.titleEducar com criatividade: ser pássaro ou carneirinho na aprendizagem da composição musicalpor
dc.title.alternativeEducate with creativity: being a bird or sheep in learning musical compositionpor
dc.typebookPartpor
dc.relation.publisherversionhttps://www.finersistemas.com/atenaeditora/index.php/admin/api/artigoPDF/49881por
oaire.citationStartPage140por
oaire.citationEndPage153por
dc.identifier.doi10.22533/at.ed.02221260415por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.bookTitleProcessos Criativos e Educacionais em Artes 2por
oaire.citationEdition2por
oaire.versionVoRpor
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Educar com criatividade_Atena.pdf5,25 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID