Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/72615

TítuloO projeto rock e o gosto dos alunos
Outro(s) título(s)The rock project and the taste of students
Autor(es)Ribeiro, António José Pacheco
Palavras-chaveProjeto rock
Música de conjunto
Tipologias musicais
Ensino formal e ensino não formal
Project rock
Ensemble music
Musical typologies
Formal education and non formal education
Data28-Abr-2021
EditoraAtena Editora
CitaçãoRibeiro, A. J. P. (2021). O Projeto Rock e o Gosto dos Alunos. In F. E. A. Batista (Org.), Processos Criativos e Educacionais em Artes 2 (pp. 93-102). Atena Editora. DOI 10.22533/at.ed.02221260410
Resumo(s)O Projeto Rock define-se como uma disciplina de Classe de Conjunto do plano de estudos do curso de música ministrado no Centro de Arte Musical – Escola de Música. A música de conjunto assume-se como um meio privilegiado para o desenvolvimento de várias competências: musicais, socias e comportamentais. O processo de ensino centrado no grupo possibilita a relação entre os pares promovendo a colaboração, a cooperação, a interação, a socialização e a aprendizagem. O Projeto Rock pretende, assim, fomentar uma aprendizagem ativa com base numa tipologia musical próxima da identidade dos alunos, possibilitando o desenvolvimento de atividades musicais pouco ou nada exploradas no contexto da escola de música formal. O recurso à composição colaborativa, à improvisação, aos arranjos musicais e à experimentação sonora são atividades fundamentais subjacentes ao processo de desenvolvimento pedagógico. A proximidade dos jovens a outros géneros e estilos musicais de âmbito popular é uma realidade que tem estado afastada das escolas de música oficiais, neste sentido, o Projeto Rock também pretende viabilizar a atenção para a necessidade de introduzir no contexto de escola de música formal outras tipologias musicais.
The Rock Project is defined as a Set Class discipline of the study plan of the music course taught at the Centro de Arte Musical - Escola de Música. The ensemble music assumes itself as a privileged means for the development of several skills: musical, social and behavioral. The teaching process centred on the group allows the relationship between peers promoting collaboration, cooperation, interaction, socialization and learning. The Rock Project intends, thus, to promote an active learning based on a musical typology close to the students’ identity, allowing the development of musical activities little or nothing explored in the context of the formal music school. The use of collaborative composition, improvisation, musical arrangements and sound experimentation are fundamental activities underlying the process of pedagogical development. The proximity of young people to other genres and musical styles of popular scope is a reality that has been far away from official music schools, in this sense, the Rock Project also intends to make possible the attention to the need to introduce in the context of the formal music school other musical typologies.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/72615
ISBN978-65-5983-002-2
DOI10.22533/at.ed.02221260410
Versão da editorahttps://www.finersistemas.com/atenaeditora/index.php/admin/api/artigoPDF/48971
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Projeto_Rock_Atena.pdf5,23 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID