Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/72561
Título: | O lugar do livro-brinquedo na infância e na literatura: arquitetura, (inter)texturas e outros desafios |
Outro(s) título(s): | The place of the toy book in childhood: architecture, (inter)textures and other challenges |
Autor(es): | Martins, Diana Maria Ferreira |
Orientador(es): | Silva, Sara Raquel Reis da |
Palavras-chave: | literatura para a infância livro-objeto livro- brinquedo literacia emergente literature for childhood object book toy book emerging literacy |
Data: | 22-Mai-2020 |
Resumo(s): | Este estudo, de caráter monográfico-panorâmico (Eco, 1995: 38), inscrito no âmbito dos
Estudos Literários, tem por objetivo apresentar uma reflexão histórico-conceptual sobre os livrosbrinquedo
vindos a lume no ano de 2014 (data de início da presente investigação). Mais
concretamente, esta investigação visa clarificar o conceito de livro-brinquedo, apreendendo
alguns dos traços e/ou dos aspetos ideotemáticos e dos recursos estéticos/gráficos que
singularizam estes objetos. Por via de um conspecto teórico-crítico do conceito e da
caraterização do livro-brinquedo, esta dissertação centra-se na análise técnico-compositiva do
corpus, cronologicamente definido e circunscrito, na tentativa de perquirir alguns dos traços
e/ou dos recursos formais, retórico-estilísticos e ideotemáticos que distinguem o livro-brinquedo,
tentando tornar evidente o papel crucial destes volumes no que à sedução dos seus leitores diz
respeito. Pensamos, deste modo, contribuir não apenas para o alargamento da atenção crítica e
da reflexão em torno da literatura de destinatário preferencial infantil, mas também para a
formação de mediadores adultos, como professores e educadores, investigadores, bibliotecários,
livreiros ou editores, que se dedicam à promoção da leitura. É, ainda, nosso objetivo ampliar e
completar a historiografia da literatura portuguesa para a infância. This study, having a monographic-panoramic character (Eco, 1995: 38) and inscribed in the scope of Literary Studies, aims to present a historical-conceptual reflection on the toy books which came to light in the year 2014 (date of beginning of the present investigation). More concretely, this research aims to clarify the concept of a toy book, apprehending some of the traits and/or the ideotematic aspects as well as the aesthetic/graphic features that singl these objects. This dissertation focuses on the technical-compositional analysis of the corpus, chronologically defined and circumscribed, in an attempt to investigate some of the traits and/or the formal resources, rhetorical-stylistic and ideothematic that distinguish the toy-book, trying to make it evident the crucial role of these volumes when concerning the appealing factor for its readers. Thus, we intend to contribute not only to the expansion of critical attention and reflection in regards to children's literature, but also to the instuction of adult mediators, such as teachers and educators, researchers, librarians, booksellers or publishers, devoted to the promotion of reading. It is also our goal to broaden and complete the historiography of Portuguese literature for childhood. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de Doutoramento em Estudos da Criança (Área de Especialização Literatura para a Infância) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/72561 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Diana_Maria_Ferreira_Martins.pdf | 56,36 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons