Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/72180
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pereira, Ana Paula da Silva | por |
dc.contributor.author | Ribeiro, Margarida Freitas | por |
dc.date.accessioned | 2021-04-20T15:58:35Z | - |
dc.date.available | 2021-04-20T15:58:35Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.date.submitted | 2020 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/72180 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce) | por |
dc.description.abstract | Este estudo tem por finalidade conhecer e compreender as perspetivas de pais acompanhados num Grupo de Apoio a Pais de uma Equipa Local de Intervenção Precoce da Zona Norte de Portugal. Para a compreensão do fenómeno em estudo foi utilizada uma metodologia de natureza qualitativa, com recurso à entrevista semiestruturada, como instrumento de recolha de dados. Participaram neste estudo 7 pais (5 mães e 2 pais) que recebem apoio numa ELI da Zona Norte de Portugal e que se encontram a participar num Grupo de Apoio a Pais. Globalmente, as perspetivas dos participantes permitem concluir que, no momento em que decidiram participar no Grupo de Apoio a Pais, tinham expetativas de encontrar pais numa situação semelhante e partilhar as experiências entre si. Aquando do seu envolvimento, neste Grupo, todos apresentavam algum tipo de preocupação com os filhos, no que às áreas do desenvolvimento diz respeito, nomeadamente, a fala e linguagem, comportamento e preocupações futuras, como a transição para o primeiro ciclo. Relativamente aos benefícios da participação no Grupo de Apoio a Pais, a maioria dos participantes realçou o facto de a mesma permitir um maior empoderamento parental, através do aumento de informação, segurança, autoestima e redução dos níveis de ansiedade. Os participantes identificaram algumas barreiras à sua participação neste Grupo, muito conexas com a dinâmica de funcionamento do grupo, nomeadamente, o horário, a falta de à vontade para falar em grupo, entre outras. Como recomendações futuras, vários participantes reportaram-se à necessidade de uma maior flexibilidade, no dia e horário das sessões. Foi igualmente sugerida a possibilidade de criação de grupos de apoio para casais, para pais e filhos, e um outro para pais de jovens que se encontram no período da adolescência. Uma maior divulgação do projeto Grupo de Apoio a Pais, sobre “O que é?” e “Para que serve?”, tal como a necessidade de uma maior consciencialização sobre o papel de ELI foram consideradas igualmente, como recomendações, para o sucesso de uma maior adesão dos pais ao Grupo de Apoio. Considera-se que este estudo pode ser relevante para que as Equipas Locais de Intervenção Precoce possam refletir sobre a importância de Grupos de Apoio a Pais, dando assim resposta às preocupações das famílias e em simultâneo diminuir a escassez destes grupos em Portugal. | por |
dc.description.abstract | This study aims at getting to know and understand the perspective of parents that took part in a Parents Supporting Group of a Local Team of Early Intervention in the Northern Area of Portugal. For the understanding of the phenomenon being studied a qualitative methodology was used, resorting to the semi-structured interview, as a data collection tool. 7 parents (5 mothers and 2 fathers) participated in this study and they get support at an LTI in the Northern Area of Portugal and are taking part in in a Parents Support Group. Worldwide, the participants’ perspectives allow us to conclude that, the moment they decided to participate in the Parents Support Group, they expected to find parents in a similar situation and to share their experiences with one another. In the moment of their participation, in this Group, everyone showed some kind of concern towards their children, regarding the development areas, namely, speech and language, behaviour and future concerns, such as the transition into primary school. In what comes to the benefits of taking part in the Parents Support Group, most participants enhanced the fact that it allows a greater parental empowerment, by increasing the amount of information, safety, self-esteem and by decreasing the anxiety levels. The participants identified some barriers to their participation in this Group, significantly connected to the group’s operating dynamics, namely, the schedule, not feeling at ease talking in a group, and so on. 1As future recommendations, several participants reported to the need for more flexibility, of day and schedule for the sessions. A possibility for creating supporting groups for couples, parents and children, and another one for parents of teenagers that are going through adolescence was also suggested. The spreading of the Parents Support Group project, about “What is it?” and “What is it for?”, as well as the need for more awareness on the role of LTI were also considered, as recommendations, for the success of a greater participation by parents in the Support Group. It is considered that this study may be relevant in order for the Local Teams of Early Intervention to be able to reflect upon the significance of Parents Support Groups, thus responding to the concerns of families and simultaneously lessening the scarcity of these groups in Portugal. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | por |
dc.subject | Grupos de apoio a pais | por |
dc.subject | Intervenção precoce | por |
dc.subject | Perspetivas de pais | por |
dc.subject | Parents support groups | por |
dc.subject | Early intervention | por |
dc.subject | Parents’ perspectives | por |
dc.title | Grupo de apoio a pais na intervenção precoce: perspetivas de pais da Zona Norte de Portugal | por |
dc.title.alternative | Parents support group in the early intervention: perspective of parents in the Northern Area of Portugal | por |
dc.type | masterThesis | eng |
dc.identifier.tid | 202671038 | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Minho | por |
sdum.degree.grade | 19 valores | por |
sdum.uoei | Instituto de Educação | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Margarida Freitas Ribeiro.pdf | 2,25 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons