Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/72086
Título: | Parcerias e inovação: um estudo empírico aplicado às organizações da economia social |
Outro(s) título(s): | Partnerships and innovation: an empirical study applied to social economy organizations |
Autor(es): | Novais, Ana Sofia Faria e |
Orientador(es): | Macedo, Isabel Maria |
Palavras-chave: | Desempenho Inovação Organizações da economia social Parcerias Innovation Partnerships Performance Social economy organizations |
Data: | 2021 |
Resumo(s): | A crise global levou à necessidade de mudança do sistema de bem-estar entre os
principais atores da sociedade (Estado, Mercado e sociedade civil) e motivou-os a pensar
em diferentes maneiras de produzir valor agregado. Essa situação iniciou um amplo
processo de mudança institucional fundamental, envolvendo diversos atores-chave. As
organizações da economia social (OESs) contribuem para a sociedade através da sua
criação de valor social, que envolve respostas específicas às novas demandas sociais e
onde se incluem, a promoção do desenvolvimento sustentável, educação, cultura,
advocacia, saúde, segurança e uma ampla gama de outros serviços sociais. Este tipo de
organizações opera num contexto cada vez mais turbulento, onde a construção de
organizações sustentáveis emerge como uma necessidade crítica. O sucesso e até a
sobrevivência exigem que as OESs procurem vantagens competitivas através de
diferentes mecanismos, entre os quais se destaca a construção de parcerias. Neste
contexto, o sucesso ao nível do desempenho organizacional implica necessariamente
desenvolver uma estratégia assente em novas práticas – novas formas de colaboração,
onde na participação de diferentes entidades, emergem iniciativas, sob a forma de
parcerias, reconhecidas como uma poderosa forma de colaboração que promove o
desenvolvimento da inovação. O presente estudo, construído a partir duma abordagem
metodológica quantitativa, de natureza exploratória, sobre uma amostra de
organizações sociais que operam no norte de Portugal, perspetiva na discussão sobre os
contributos esperados da relação da parceria, uma reflexão sobre a importância da
construção das parcerias no desenvolvimento de inovações. O estudo aqui apresentado
sugere que a estratégia das organizações sociais com base na construção de parcerias
pode facilitar a inovação. Os resultados revelam que os benefícios reputacionais e
organizacionais que conceituam o sucesso da parceria contribuem para que as
organizações concentrem a sua atenção no desenvolvimento de inovações. Como
resultado, organizações que fomentam estratégias de construção de parcerias tendem
a ser mais inovadoras. The global crisis led to the need to change the welfare system among the main actors in society (State, Market and civil society) and motivated them to think about different ways to produce added value. This situation started a broad process of fundamental institutional change, involving several key actors. Social economy organizations (OESs) contribute to society by creating social value, which involves specific responses to new social demands and where they include, promoting sustainable development, education, culture, advocacy, health, security and a wide range of other social services. This type of organization operates in an increasingly turbulent context, where the construction of sustainable organizations emerges as a critical need. Success and even survival require OESs to seek competitive advantages through different mechanisms, among which the building of partnerships stands out. In this context, success in terms of organizational performance necessarily implies developing a strategy based on new practices - new forms of collaboration, where the participation of different entities, initiatives emerge, in the form of inter-sector partnerships, recognized as a powerful form of collaboration that promotes the development of innovation. The present study, built from a quantitative methodological approach, of an exploratory nature, on a sample of social organizations operating in the north of Portugal, perspective on the discussion on the expected contributions of the partnership relationship, a reflection on the importance of partnerships in the development of innovations. The study presented here suggests that the strategy of social organizations based on building partnerships can facilitate innovation. The results reveal that the reputational and organizational benefits that conceptualize the success of the partnership contribute for organizations to focus their attention on the development of innovations. As a result, organizations that foster partnership-building strategies tend to be more innovative. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Administração Pública (área de especialização em Gestão Pública e Políticas Públicas) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/72086 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Ana Sofia Faria e Novais.pdf | 2,88 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons