Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/72086

TítuloParcerias e inovação: um estudo empírico aplicado às organizações da economia social
Outro(s) título(s)Partnerships and innovation: an empirical study applied to social economy organizations
Autor(es)Novais, Ana Sofia Faria e
Orientador(es)Macedo, Isabel Maria
Palavras-chaveDesempenho
Inovação
Organizações da economia social
Parcerias
Innovation
Partnerships
Performance
Social economy organizations
Data2021
Resumo(s)A crise global levou à necessidade de mudança do sistema de bem-estar entre os principais atores da sociedade (Estado, Mercado e sociedade civil) e motivou-os a pensar em diferentes maneiras de produzir valor agregado. Essa situação iniciou um amplo processo de mudança institucional fundamental, envolvendo diversos atores-chave. As organizações da economia social (OESs) contribuem para a sociedade através da sua criação de valor social, que envolve respostas específicas às novas demandas sociais e onde se incluem, a promoção do desenvolvimento sustentável, educação, cultura, advocacia, saúde, segurança e uma ampla gama de outros serviços sociais. Este tipo de organizações opera num contexto cada vez mais turbulento, onde a construção de organizações sustentáveis emerge como uma necessidade crítica. O sucesso e até a sobrevivência exigem que as OESs procurem vantagens competitivas através de diferentes mecanismos, entre os quais se destaca a construção de parcerias. Neste contexto, o sucesso ao nível do desempenho organizacional implica necessariamente desenvolver uma estratégia assente em novas práticas – novas formas de colaboração, onde na participação de diferentes entidades, emergem iniciativas, sob a forma de parcerias, reconhecidas como uma poderosa forma de colaboração que promove o desenvolvimento da inovação. O presente estudo, construído a partir duma abordagem metodológica quantitativa, de natureza exploratória, sobre uma amostra de organizações sociais que operam no norte de Portugal, perspetiva na discussão sobre os contributos esperados da relação da parceria, uma reflexão sobre a importância da construção das parcerias no desenvolvimento de inovações. O estudo aqui apresentado sugere que a estratégia das organizações sociais com base na construção de parcerias pode facilitar a inovação. Os resultados revelam que os benefícios reputacionais e organizacionais que conceituam o sucesso da parceria contribuem para que as organizações concentrem a sua atenção no desenvolvimento de inovações. Como resultado, organizações que fomentam estratégias de construção de parcerias tendem a ser mais inovadoras.
The global crisis led to the need to change the welfare system among the main actors in society (State, Market and civil society) and motivated them to think about different ways to produce added value. This situation started a broad process of fundamental institutional change, involving several key actors. Social economy organizations (OESs) contribute to society by creating social value, which involves specific responses to new social demands and where they include, promoting sustainable development, education, culture, advocacy, health, security and a wide range of other social services. This type of organization operates in an increasingly turbulent context, where the construction of sustainable organizations emerges as a critical need. Success and even survival require OESs to seek competitive advantages through different mechanisms, among which the building of partnerships stands out. In this context, success in terms of organizational performance necessarily implies developing a strategy based on new practices - new forms of collaboration, where the participation of different entities, initiatives emerge, in the form of inter-sector partnerships, recognized as a powerful form of collaboration that promotes the development of innovation. The present study, built from a quantitative methodological approach, of an exploratory nature, on a sample of social organizations operating in the north of Portugal, perspective on the discussion on the expected contributions of the partnership relationship, a reflection on the importance of partnerships in the development of innovations. The study presented here suggests that the strategy of social organizations based on building partnerships can facilitate innovation. The results reveal that the reputational and organizational benefits that conceptualize the success of the partnership contribute for organizations to focus their attention on the development of innovations. As a result, organizations that foster partnership-building strategies tend to be more innovative.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Administração Pública (área de especialização em Gestão Pública e Políticas Públicas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/72086
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Ana Sofia Faria e Novais.pdf2,88 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID