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TítuloThe importance of peer assessment and self assessment in PBL applied to an administration course
Outro(s) título(s)A importância da avaliação por pares e autoavaliação em ABP aplicada a um curso de administração
Autor(es)Uebe Mansur, Andre Fernando
Alves, Anabela Carvalho
Palavras-chaveAssessment method
PBL
Administration course learning
Learning model
Métodos de avaliação
Aprendizagem em administração
Modelos de aprendizagem
DataMai-2018
EditoraUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
RevistaRevista Ibero-Americana de Estudos em Educação
Resumo(s)Project-Based Learning (PBL) is an active learning method that puts students in the centre of the learning process, having the teacher perform a facilitating role. This new position of the teacher is not less important because it demands a lot of changes that must be promoted by the teachers, particularly, related to the coordination and organisation of the learning project. An important task in this organisation is the one that has connection with the assessment method and how this should promote students' behaviour that support their learning motivation. This was the concern in a Business Administration undergraduate program of a private institution in Campos dos Goytacazes city, Brazil. This method required substantial changes in the teaching and learning methods, as well as in the research's assessment approach. This paper presents an overview of the PBL concepts and the adopted assessment method for this particular course. Furthermore, it discusses the outcomes from the new assessment method. This was an innovative experience that confirmed the positive results from the students' PBL experience and the peer assessment relevance in this learning method.
A aprendizagem baseada em projetos (PBL) é uma metodologia de aprendizagem ativa que coloca o aluno no centro da aprendizagem, forçando o professor a assumir um papel de facilitador e coadjuvante. Esta nova postura docente não é menos importante, porque exige muitas mudanças que devem ser promovidas por estes, em particular, relacionadas à coordenação e à organização do projeto de aprendizagem. Uma tarefa importante neste planejamento está relacionada ao método de avaliação, que deve estimular o comportamento discente que promova sua motivação à aprendizagem. Esta foi a preocupação em um programa de graduação em Administração de uma instituição privada na cidade de Campos dos Goytacazes, no Brasil. Esta metodologia exigiu mudanças substanciais nos métodos de ensino/aprendizagem, assim como abordagens de avaliação focadas na presente pesquisa. Este artigo apresenta uma visão geral dos conceitos PBL e da metodologia de avaliação adotada para esse curso específico. Além disso, discute os resultados do novo método de avaliação. Esta foi uma experiência inovadora que confirmou os resultados positivos da experiência PBL dos alunos e também a importância da avaliação por pares nesta metodologia de aprendizagem.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/71490
DOI10.21723/riaee.nesp1.v13.2018.10347
ISSN2446-8606
Versão da editorahttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10347
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:CAlg - Artigos em revistas internacionais / Papers in international journals

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