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https://hdl.handle.net/1822/7149
Título: | Aprender a teoria musical com o software Finale : um estudo de caso no 1º ciclo do ensino básico |
Autor(es): | Martins, Valdemar Nascimento Parreira Oliveira, Lia Raquel |
Data: | 2007 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM) |
Citação: | DIAS, Paulo [et al.], org. – “Challenges 2007 : actas da V Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação”. Braga : Centro de Competência da Universidade do Minho, 2007. p. 191-201. |
Resumo(s): | Na área da Educação Musical é notório um défice de software específico que estabeleça a necessária ligação entre a
teoria e a prática musical (principal problema identificado nesta disciplina). No caso do 1º ciclo do Ensino Básico, os
alunos aprendem canções, cantam e tocam alguns instrumentos mas, a teoria nem sempre é compreendida e/ou
ensinada correctamente.
A aprendizagem, através da escrita e composição de melodias, apoiada num software de elaboração de partituras —
Finale — pode ajudar a estabelecer essa ligação? Realizámos um estudo de caso com uma turma do 3º ano de uma
escola básica do 1º ciclo para tentar dar resposta a esta questão. A investigação é de natureza qualitativa e, portanto,
descritiva e interpretativa. A estratégia de recolha de dados privilegia a observação directa e o inquérito.
Fomos levados a concluir que a utilização do programa Finale contribuiu, de forma decisiva, para a criação de um
bom ambiente de trabalho nas aulas. Durante a utilização do “Finale”, notou-se nos alunos bastante motivação e
empenho na realização das tarefas, principalmente quando o programa era utilizado em articulação com as aulas de
Expressão Musical, conseguindo-se um ambiente de trabalho estimulante, atractivo e, consequentemente, propício à
aprendizagem significativa. No entanto, temos plena consciência que os resultados poderiam ser mais substantivos se
este programa fosse adequado à idade dos alunos, pelo que nos parece urgente reunir esforços, através de equipas de
trabalho, no sentido de produzir software deste género, para apoio às aulas de Educação Musical. In the area of Musical Education it is notorious a specific software deficit which may establish the bounding between pratical and theoretical approach to music (an identified problem on this subject). In the issue concerning Elementary School, students learn songs which they sing along playing with some instruments. However, theory is not always properly understood nor taught. Learning through writing and composition of melodies, supported on a partitures elaborative software – Finale – might help establish this bond? We have elaborated a case study with a third year class of Elementary School to try to ensure the answer. The investigation has a qualitative nature being therefore descriptive and interpretative. The strategy for collecting data privileges direct observation and inquiry. We were lead to believe that use of the program Finale decisively contributed to the development of a improved work environment in classes. During its use, increased motivation was perceived in students white dealing with tasks, specifically when the program was being used in the context of Musical Expression classes, therefore achieving a stimulating and atractive work environment which is consequently positive for significative learning. In the meanwhile, we are fully aware that these results might be far more substantial should the program be suitable to the student’s age, so it seems urgent to gather efforts, trough work teams, in the sense to developping this type of software, to support Musical Education classes. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/7149 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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finale_challenges_07.pdf | main article | 204,58 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |