Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/71292
Título: | (Re)criando laços: uma intervenção familiar em contexto de dependências |
Autor(es): | Fernandes, Tânia Filipa da Mota |
Orientador(es): | Barbosa, Manuel Gonçalves |
Palavras-chave: | Comunicação Dependências Educação de adultos Intervenção comunitária Intervenção familiar Adult education Communication Community intervention Dependencies Family intervention |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | Este relatório apresenta uma intervenção com famílias e utentes de uma comunidade
terapêutica. Tendo em conta as suas particularidades, o processo de intervenção foi desenvolvido de
modo a responder às suas necessidades específicas.
Este projeto teve como objetivos a promoção de uma maior participação familiar no processo
de reabilitação do utente, a criação de condições para a aquisição de competências básicas nas
famílias para um melhor acompanhamento ao utente e a redução do risco de recaída. Procurou-se
ainda compreender de que modo a Educação de Adultos poderá ser utilizada como uma ferramenta na
aquisição de competências de comunicação, fundamentais para o bem-estar pessoal e familiar dos
participantes.
Esta investigação/intervenção foi realizada à luz da investigação-ação participativa, contando
com a participação do público-alvo em todas as fases do processo. Tratou-se assim, de uma
investigação/intervenção realizada para e com a comunidade com que se interveio. A principal técnica
utilizada foram as dinâmicas de grupo.
Os resultados, suportados em técnicas quantitativas e qualitativas de recolha de dados,
mostram que a intervenção conseguiu satisfazer os objetivos e dar resposta à problemática existente. This report presents an intervention with families and users from a therapeutic community. Having in mind their own particularities, the intervention process was developed to respond their own specific needs. This project aimed to promote greater family participation in the rehabilitation process, to create conditions for the acquisition of basic skills in families for better monitoring of the user and to reduce the risk of relapse. It was also sought to understand how Adult Education can be used as a tool in the acquisition of communication skills, fundamental to both personal and familiar well-being. This investigation/intervention was carried out in the light of participatory-action research, with audience participating at all stages of the process. It was thus an investigation/intervention fulfilled for and with the community. The main used technique were group dynamics. The results, supported by both quantitative and qualitative data, show that the intervention managed to achieve the objectives and answered the existing problematic. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/71292 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Tânia Filipa da Mota Fernandes.pdf | 2,65 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons