Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/70835

TítuloGestão do estaleiro da construção do túnel do Marão
Autor(es)Fernandes, Juliana Araújo
Orientador(es)Couto, J. Pedro
Palavras-chaveMetodologia BIM
Gestão da construção
Segurança e saúde
Riscos
BIM methodology
Construction management
Safety and health
Risks
Data2017
Resumo(s)O mercado está em constante evolução e uma causa disso é a procura constante de métodos, produtos e serviços inovadores. É do interesse das empresas manter a competitividade entre si atendendo às novas exigências que são pedidas. Esta é uma forma de proporcionar aos clientes melhores condições de oferta. Assim, as empresas devem submeter-se a uma constante atualização dos mercados de maneira a melhorar as suas próprias metodologias de trabalho. Este assunto não deixa de ser importante para a gestão de estaleiros uma vez que a deficiente organização dos mesmos é uma das causas de acidentes de trabalho relativos à construção, por isso, é importante encontrar novos métodos de gestão que ajudem na melhoria daqueles aplicados atualmente. O estaleiro aqui estudado é referente ao da construção do túnel do Marão e em obras como esta, de elevada envergadura e complexidade, há mais probabilidade de ocorrência de erros que conduzem, eventualmente, a acidentes de trabalho. Com o propósito de contrariar este conceito vem este estudo que se foca na importância que um estaleiro gerido de uma forma otimizada, utilizando o BIM, representa para um maior controlo da segurança no decorrer da obra. Sendo assim, o grande objetivo desta dissertação é a utilização das tecnologias BIM na gestão de estaleiros e mostrar que este é um método completo e inovador que poderá ajudar a melhorar os sistemas utilizados no quotidiano de hoje. Para o desenvolvimento do estudo recorreu-se à modelação tridimensional do estaleiro para obter uma visualização o mais parecida possível com a realidade. Com a referida visualização torna-se exequível a manipulação do estaleiro conforme as necessidades no decorrer da obra, ajudando a gerir o espaço, a circulação de viaturas e trabalhadores e o armazenamento de materiais e equipamentos. Com esta abordagem, o controlo do estaleiro é maior de modo a possibilitar a prevenção e previsão de riscos, conduzindo ao aumento da segurança dos intervenientes. É importante referir que a modelação foi realizada após montagem do estaleiro, o que não torna menos relevante para o estudo de novas técnicas de gestão e proporcionar, no futuro, o uso das mesmas. Como resultado apresenta-se uma análise critica ao uso do BIM na gestão dos estaleiros de construção, analisando a sua influência nos mesmos em termos de prevenção na área da segurança e saúde.
The market is constantly evolving and the reason for this is the constant search for innovative methods, products and services. It is in the interest of the companies to remain competitive among them, always attending to the new demands. This is a way of providing customers better offer conditions. Thus, companies must undergo a constant updating of the markets in order to improve their own working methodologies. This issue is important for the management of shipyards since poor organization is one of the causes of work accidents related to construction; so, it is important to find management methods that help improve those currently applied. The shipyard studied here is related to the construction of the Marão tunnel and in works such as this one, of great scale and complexity, errors that eventually lead to accidents at work are more likely to occur. In order to counteract this concept, this study focuses on the importance that an optimally managed shipyard, using BIM, represents for a greater control of safety during the construction. Therefore, the main objective of this dissertation is to use BIM technologies in the management of shipyards and show that this is a complete and innovative method that can help improve the systems used in today’s everyday life. For the development of the study threedimensional modelling of the yard was used to obtain a visualisation as close as possible to reality. With this visualisation, it is possible to manipulate the shipyard according to the needs, helping to manage the space, the movement of vehicles and workers and the storage of materials and equipment. With this approach, the control of the yard is greater in order to enable, prevent and predict risks, leading to increased stakeholder safety. It is important to mention that the modelling was performed after the construction of the site, which makes it no less relevant for the study of new management techniques and, in the future, make possibel the use of these techniques. As a result, a critical analysis of the use of BIM in the management of construction sites is presented, analysing their influence on them in terms of prevention in the area of safety and health.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia Civil
URIhttps://hdl.handle.net/1822/70835
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DEC - Dissertações de Mestrado

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