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TítuloEmpreendedorismo social: um contributo para a compreensão do processo de incubação de negócios sociais
Autor(es)Silva, Fernanda Larissa Pontes da
Orientador(es)Cunha, Jorge
Palavras-chaveEmpreendedorismo social
Fatores chave de sucesso
Incubadora
Inovação social
Social entrepreneurship
Key success factors
Incubator
Social innovation
Data2020
Resumo(s)A crescente conscientização nas últimas décadas relativa ao potencial contributo das incubadoras sociais em abrigar negócios inovadores para a economia, a sociedade e o meio ambiente não surpreendem, tendo em vista o crescente número de organizações do terceiro setor, a saber, o segmento da economia que formada por instituições de direito privado, sem fins lucrativos, e que buscam, dentro de suas finalidades, o alcance do bem-estar social. O objetivo básico por trás de qualquer ação realizada em um gerenciamento da organização é a vontade de alcançar o sucesso. Fatores chave de sucesso são os recursos, a competência e a qualificação da organização que criam sua vantagem competitiva em um mercado específico, em um determinado momento e são capazes de determinar seu possível sucesso futuro. Esta pesquisa teve por objetivo perceber como ocorre a gestão dos Fatores Chave de Sucesso na perceção do líder de uma incubadora de base social que opera em ambientes sociais na região norte de Portugal. A partir de uma revisão da literatura, foi possível identificar onze variáveis como contribuintes para o sucesso de um empreendimento social: (1) Planeamento e estabelecimento de metas; (2) Equipa de gestão qualificada; (3) Infraestrutura operacional adequada; (4) Processo de seleção de empresas incubadas; (5) Quadro de consultores experientes; (6) Acesso a fontes de investimentos e financiamentos; (7) Promoção de programas de apoio à formação e educação empreendedora; (8) Rede de apoio empreendedora estabelecida pela incubadora; (9) Vínculo com a academia e institutos de pesquisa; (10) Sustentabilidade da incubadora e (11) Sistema de avaliação de impacto da incubadora por meio de indicadores de desempenho. Posteriormente, com base num estudo de caso qualitativo exploratório, com participação de uma incubadora social que opera nas vertentes do empreendedorismo, educação e comunidade, os fatores chave de sucesso identificados foram apresentados à gestão, escolhida para o estudo, que revelou como gerencia cada um destes fatores. A principal conclusão deste trabalho de investigação é que o facto de os gestores conhecerem os fatores chave de sucesso e orientarem-se por eles pode ser uma boa referência para que a organização cumpra sua missão e alcance o objetivo de fortalecer e desenvolver empreendimentos competitivos e inovadores. Além disso, estes fatores chave de sucesso precisam estar fortemente vinculados aos objetivos reais da incubadora.
The growing awareness in recent decades regarding the potential contribution of social incubators in hosting innovative businesses for the economy, society and the environment is not surprising, given the growing number of third sector organizations, namely, the segment of the economy that formed by institutions of private law, nonprofit, and that seek, within their purposes, the reach of social well-being. The basic objective behind any action taken in managing the organization is the will to achieve success. Key success factors are the organization's resources, competence and qualification that create its competitive advantage in a specific market at a given time and are able to determine its possible future success. This research aimed to understand how the management of the Key Success Factors occurs in the perception of the leader of a social incubator that operates in social environments in the Portugal’s northern region. From a literature review, it was possible to identify eleven variables as contributing to the success of a social enterprise: (1) Planning and setting goals; (2) Qualified management team; (3) Adequate operational infrastructure; (4) Process for selecting incubated companies; (5) Experienced consultants; (6) Access to sources of investment and financing; (7) Promotion of programs to support entrepreneurial training and education; (8) Entrepreneurial support network established by the incubator; (9) Link with academia and research institutes; (10) Incubator sustainability; and (11) The incubator's impact assessment system using performance indicators. Subsequently, based on a qualitative exploratory case study, with the participation of a social incubator that operates in the areas of entrepreneurship, education and community, the identified key success factors were presented to the management, chosen for the study, which revealed how it manages each one these factors. The main conclusion of this research is the fact that managers know key success factors and are guided by them can be a reference for an organization to fulfill its mission and achieve the objective of strengthening and developing competitive and innovative enterprises. Furthermore, these success factors must be strongly linked to the real incubator’s objectives.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Engenharia Industrial (área de especialização em Avaliação e Gestão de Projetos e da Inovação)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/70833
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

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