Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/7076
Título: | Percursos desenvolvimentais de leitura e escrita : estudo longitudinal com alunos do 1.º ciclo do ensino básico |
Autor(es): | Velasquez, Maria Gabriela Morais de Castro Fernandes |
Orientador(es): | Lopes, João A. |
Data: | 28-Set-2007 |
Resumo(s): | A aprendizagem da leitura e da escrita é uma das principais conquistas
que as crianças realizam no 1º Ciclo do Ensino Básico. Conhecer os
processos envolvidos nesta aprendizagem é fundamental para a
adequação do ensino e para a prevenção das dificuldades de
aprendizagem nesta área. Este trabalho pretende contribuir para este
conhecimento através de um estudo longitudinal realizado com cerca de
39 crianças ao longo dos primeiros quatro anos de escolarização formal.
O carácter exploratório e a complexidade do objecto de estudo
justificam a nossa opção pela conjugação de metodologias quantitativas e
qualitativas na recolha e análise dos dados.
No início da escolaridade avaliámos a consciência fonológica, a memória
verbal, o conhecimento da linguagem técnica da leitura e da escrita e o
QI. Recolhemos informações dos pais sobre as suas habilitações
académicas e os hábitos de leitura (independente e com a criança).
Realizámos também uma entrevista individual com as crianças para saber
quais eram as suas expectativas face à escola e à aprendizagem da
leitura e quais as suas percepções sobre os hábitos de leitura dos pais.
No final de cada ano lectivo, realizámos diversas provas de avaliação de
de leitura e escrita, nos domínios da fluência de leitura, compreensão,
correcção ortográfica e competência de composição de textos (este
último aspecto só foi avaliado a partir do 2º ano). No 3º e no 4º ano
avaliámos também a motivação para a leitura e para a escrita. No 4º ano,
realizámos novamente uma entrevista em que recolhemos informações
sobre a frequência de leitura, sobre diversos aspectos motivacionais e
utilizámos uma “check-list” com títulos de livros infantis para avaliar os
contactos informais com textos impressos.
Os resultados indicam que o conhecimento da linguagem técnica da
leitura da escrita, no início da escolaridade, explica uma percentagem
significativa da variância dos resultados em todos os anos de escolaridade
abrangidos pelo estudo. A consciência fonológica e a memória
contribuem de forma mais limitada pelo facto de o seu impacto se
restringir a alguns aspectos específicos e ainda porque o seu efeito se
limita a certos anos de escolaridade. O contexto familiar,
particularmente os hábitos de leitura dos pais, correlaciona-se
significativamente com a aprendizagem até ao final do 3º ano. Os
resultados sugerem ainda uma elevada interligação entre as
competências de leitura e de escrita, embora a ortografia se constitua
como uma variável de especificidade própria.
A realização escolar, em cada ano, explica uma parte significativa da
variância dos resultados obtida no ano seguinte. No entanto, há ainda
uma parte significativa da variância que não é explicada por qualquer dos
preditores analisados. Os dados sugerem que, apesar da continuidade
encontrada para a generalidade dos percursos, são possíveis diversos
caminhos alternativos para atingir a competência académica.
A realização académica e a motivação para a leitura não são
independentes e a primeira parece constituir-se como uma condição
necessária mas não suficiente para a motivação. No 4º ano, a
compreensão da leitura e a realização em literacia correlacionam-se
significativamente com o conhecimento que as crianças têm dos titulos
de livros infantis incluídos na “check-list”.
Discutimos os resultados comparando-os com os de outras investigações e
apresentamos um hipotético modelo estrutural do desenvolvimento da
literacia baseado nos dados obtidos neste estudo. Concluímos com
algumas sugestões para a prática pedagógica que poderão ser inferidas
das conclusões do nosso trabalho. Learning to read and write is one of the major landmarks for children entering primary school. To know the mechanisms involved in this learning process is fundamental for teaching efficacy and the prevention of learning difficulties. The object of this research is to contribute to the clarification of these mechanisms by a longitudinal study with 39 children along the first four years of formal schooling. The exploratory nature of the study and the complexity of the topic lead us to elect a diversity of qualitative and quantitative methodologies in data collection and analysis. Just after entering primary school children were assessed in terms of phonological awareness, verbal memory, knowledge of reading and writing technical language and IQ. Data was also gathered from parents about their education and reading habits (independently or with the children). Children’s expectations about school, the learning of reading and there perceptions about parents reading was assed with an individual interview. At the end of each academic year, children were assessed in terms of reading and writing abilities, in the domains of reading fluency, comprehension, orthography and text composition skills (the last one only after second grade). In the 3rd and 4th grades reading and writing motivation was also assessed. In the 4th grade a new interview was done to gather information about reading frequency, several motivational aspects and a check-list was used with titles of children’s books to assess informal knowledge of press texts. The results show that knowledge of the technical language of reading and writing, in entering school, explains a significant part of the variance of the results across all years of schooling. Phonological awareness and memory are more modest contributors once its impact is more restricted to some specific aspects and only to certain school grades. Family context, particularly the parents reading habits, is significantly correlated with learning till the end of the 3rd grade. The results also suggest the existence of a close connection between reading and writing skills, even though orthography seems to be a variable with its own specificity. School achievement, in each school grade, explains a significant part of the variance of the results in the following grade. However, there is a significant part of the variance not explained by any of the predictors analyzed. The data suggests that, in spite of the continuity pathways found overall, there are still possibilities for alternative paths to academic achievement. School achievement and reading motivation are not independent from one another and the first one seems to be a necessary but not sufficient condition for motivation. In the 4th grade reading comprehension and literacy achievement are significantly correlated with children’s knowledge of the children’s book titles included in the checklist. These results are discussed in the context of current research literature and an hypothetical structural model of literacy development based on current data is advanced. Some conclusions are drawn for educational practice. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Educação - àrea de Conhecimento de Psicologia da Educação |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/7076 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Págs. Iniciais.pdf | 74,32 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
tese doutoramento.pdf | 4,09 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |