Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/70461

TitleCompreensão pública da ciência e comunicação entre a escola e o museu
Author(s)Andrade, Pedro José de Oliveira
Editor(s)Andrade, Pedro José de Oliveira
KeywordsPublic understanding of science
Public communication of science
Reception of scientific exhibition
Compreensão pública da Ciência
Receção da exposição científica
Visita escolar ao museu
Formação formal/semi-formal/informal
Issue date2010
PublisherEdições Colibri
CitationAndrade, P. (2010). Compreensão pública da ciência e comunicação entre a escola e o museu. In P. Andrade (Ed.), Museus, públicos e literacia científico-tecnológica: redes sociais de comunicação de significados no espaço interdimensional do museu (pp. 215-280). Lisboa: Edições Colibri.
Abstract(s)The visit to the scientific museum is contextualized in the surrounding society. That is, the author intends to illustrate how the set of social constraints (or museability) external to the practices within the museum, influences the exhibition and its organization (musealization). It is also necessary to discover how concrete expositions, inversely, influence future musealization actions. In addition, it is useful to know the modes of the exhibition’s reception by visitors, in this case mainly teachers and students from Portuguese secondary schools. On the one hand, questions about these topics pertain on education’s issues. In fact, the school visit to the museum is an initiative that articulates the formal education given at the school and the semi-formal and informal training within the museum. The purpose of the visit is expressed in the classroom by a teacher to the respective students, in terms of linking classes’ subjects to the themes and contents of the science exhibitition. On the other hand, questions on public communication of Science emerge. This diffusion of knowledge takes place with museums targeting the mass media, in particular newspapers which in turn sensitize civil society in general, also through the internet, or via daily conversations. For these and other issues, the present study used a sample of more than 1,800 visitors from the scientific museum, within exhibitions at the National Museum of Natural History and Vasco da Gama Tower.
A visita ao museu científico contextualiza-se na sociedade envolvente. Ou seja, o autor pretende ilustrar de que maneira o conjunto de condicionalismos sociais (ou museabilidade) externos à ação do museu, influi na exposição e na sua organização (musealização). lnteressa também saber de que modo as exposisões concretas, inversamente, influem nas práticas de musealização futuras. Para além disso, revela-se útil descobrir quais os modos de receção da exposição por parte dos visitantes, que neste caso incluem, em grande parte, professores e alunos de escolas secundárias portuguesas. As questões sobre tais assuntos inserem-se, nomeadamente, por um lado, na problemática da educacão. De facto, a visita escolar ao museu é uma iniciativa de articulação entre a formação formal ministrada na escola, e a formacão semi-formal e informal operada no museu. Os propósitos da visita são expressos na sala de aula, por urn professor aos respectivos alunos, em termos de ligação da matéria das disciplinas aos conteúdos da exposição de ciência. Por outro lado, levantam-se questões de comunicação pública da Ciência. Essa difusão do conhecimento é realizada tendo os museus como alvo dos meios de comunicação de massa, em particular os jornais que por sua vez sensibilizam a sociedade civil em geral, ou através da internet, ou ainda por meio de conversas quotidianas. Por forma a debater estas e outras questões, o presente estudo utiliza uma amostragem de mais de 1800 visitantes do museu científico, em exposições havidas no Museu Nacional de História Natural e na Torres Vasco da Gama.
TypeBook part
URIhttps://hdl.handle.net/1822/70461
ISBN978-989-689-055-1
Publisher versionhttp://www.edi-colibri.pt/Detalhes.aspx?ItemID=1696
AccessOpen access
Appears in Collections:CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters

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