Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/70425

TitleO papel social das amortizações metálicas na estruturação da paisagem da Idade do Bronze do Noroeste português: os montes da Penha (Guimarães) e da Saia (Barcelos)
Author(s)Sampaio, Hugo Teotónio Pinho Aluai Gonçalves
Issue date2011
PublisherCentro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» (CITCEM)
Abstract(s)Se por um lado são parcas ou inexistentes as informações relativas à maioria desses contextos, por outro, as “descobertas” aconteceram, invariavelmente, pela mão de cidadãos comuns (trabalhadores, proprietários de terrenos, etc.). Como tal, não tem sido possível perceber muitas das condições primárias em que se encontravam este tipo de materialidades, pois delas restam apenas descrições orais tantas vezes ambíguas. É neste quadro que se inscrevem a maioria dos achados nos dois casos de estudo aqui analisados: os Montes da Penha e da Saia. Pese embora a pouca informação arqueográfica e arqueológica de que dispomos, acreditamos existirem variáveis metodológicas que podem contribuir para novas interpretações sobre alguns destes fenómenos e dos propósitos por detrás de tais acções. Estas passam por um estudo contextual das materialidades a diferentes escalas de análise e pela adopção de novas premissas teóricas.
TypeBook part
URIhttps://hdl.handle.net/1822/70425
ISBN978-989-97558-5-7
Publisher versionhttp://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/citcem/issue/view/107/showToc
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:Lab2PT - Capítulos de Livros/Book Chapters
Lab2PT - Capítulos de Livros/Book Chapters


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID