Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/70214
Título: | Políticas, dinâmicas e perfis dos agrupamentos de escolas em Portugal |
Outro(s) título(s): | Policies, dynamics and profiles of school clusters in Portugal |
Autor(es): | Lima, Licínio C. Torres, Leonor Lima |
Palavras-chave: | Racionalização Modernização Agrupamentos de escolas Democratização Rationalization Modernization School clusters Democratization |
Data: | 2020 |
Editora: | Universidade de Lisboa. Instituto de Ciências Sociais |
Revista: | Análise Social |
Citação: | Lima, L. C. & Torres, L. L. (2020). Políticas, dinâmicas e perfis dos agrupamentos de escolas em Portugal. Análise Social, LV (4.º), (n.º 237), pp. 748-774 |
Resumo(s): | A racionalização do sistema escolar português, ocorrida nos últimos vinte anos, operou uma profunda reconfiguração da rede, da tipologia dos estabelecimentos e da sua gestão. Estudou-se o processo de construção dos agrupamentos de escolas e as configurações organizacionais resultantes, problematizando os seus contributos para a democratização da educação escolar. A análise apoiou-se em dados estatísticos solicitados ao Ministério da Educação e, de forma complementar, em Relatórios de Avaliação Externa da Inspeção-Geral da Educação e Ciência. Foi possível identificar a diversidade organizacional da configuração “agrupamento”, bem como observar o seu impacto limitado na democratização e melhoria dos processos de escolarização. The rationalization of the Portuguese school system, which has taken place over the last twenty years, has led to a profound reconfiguration of the network, the typology of the schools and their management. We studied the process of building school clusters and the resulting organizational configurations, problematizing their contributions to the democratization of school education. The analysis was based on statistical data requested from the Ministry of Education and, on a complementary basis, on External Evaluation Reports from the Inspector General of Education and Science. It was possible to identify the organizational diversity of the “cluster” configuration, as well as to observe its limited impact on democratization and improvement of schooling processes. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/70214 |
DOI: | 10.31447/as00032573.2020237.03 |
ISSN: | 0003-2573 |
e-ISSN: | 2182-2999 |
Versão da editora: | https://revistas.rcaap.pt/index.php/analisesocial/article/view/23452 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Políticas, dinâmicas e perfis dos agrupamentos de escolas em Portugal.pdf | 537,34 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons