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TítuloPolíticas, dinâmicas e perfis dos agrupamentos de escolas em Portugal
Outro(s) título(s)Policies, dynamics and profiles of school clusters in Portugal
Autor(es)Lima, Licínio C.
Torres, Leonor Lima
Palavras-chaveRacionalização
Modernização
Agrupamentos de escolas
Democratização
Rationalization
Modernization
School clusters
Democratization
Data2020
EditoraUniversidade de Lisboa. Instituto de Ciências Sociais
RevistaAnálise Social
CitaçãoLima, L. C. & Torres, L. L. (2020). Políticas, dinâmicas e perfis dos agrupamentos de escolas em Portugal. Análise Social, LV (4.º), (n.º 237), pp. 748-774
Resumo(s)A racionalização do sistema escolar português, ocorrida nos últimos vinte anos, operou uma profunda reconfiguração da rede, da tipologia dos estabelecimentos e da sua gestão. Estudou-se o processo de construção dos agrupamentos de escolas e as configurações organizacionais resultantes, problematizando os seus contributos para a democratização da educação escolar. A análise apoiou-se em dados estatísticos solicitados ao Ministério da Educação e, de forma complementar, em Relatórios de Avaliação Externa da Inspeção-Geral da Educação e Ciência. Foi possível identificar a diversidade organizacional da configuração “agrupamento”, bem como observar o seu impacto limitado na democratização e melhoria dos processos de escolarização.
The rationalization of the Portuguese school system, which has taken place over the last twenty years, has led to a profound reconfiguration of the network, the typology of the schools and their management. We studied the process of building school clusters and the resulting organizational configurations, problematizing their contributions to the democratization of school education. The analysis was based on statistical data requested from the Ministry of Education and, on a complementary basis, on External Evaluation Reports from the Inspector General of Education and Science. It was possible to identify the organizational diversity of the “cluster” configuration, as well as to observe its limited impact on democratization and improvement of schooling processes.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/70214
DOI10.31447/as00032573.2020237.03
ISSN0003-2573
e-ISSN2182-2999
Versão da editorahttps://revistas.rcaap.pt/index.php/analisesocial/article/view/23452
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
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