Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/70085
Título: | Arte pública versus arte privada? Alteridades artísticas urbanas e web 2.0 |
Outro(s) título(s): | Public art versus private art? Urban artistic alterities and web 2.0 |
Autor(es): | Andrade, Pedro José de Oliveira |
Editor(es): | Andrade, Pedro José de Oliveira Marques, Carlos Barros, José |
Palavras-chave: | Public art Private art Interculturality Social and cultural alterity Wikipedia's cultural discourse Arte pública Arte privada Interculturalidade Alteridade social e cultural Discurso cultural da Wikipédia |
Data: | 2020 |
Editora: | Caleidoscópio |
Citação: | Andrade, P. (2020). Arte pública versus arte privada? Alteridades artísticas urbanas e web 2.0 . In P. Andrade; C. Marques & J. Barros (Eds.), Arte Pública e Cidadania: Novas Leituras da Cidade Criativa (pp. 31-56). Lisboa: Caleidoscópio [2ª Ed.]. |
Resumo(s): | Public art is a multifaceted phenomenon. In paticular, its identity often emerges from the social and cultural alterities that constitute it. That is, public art is currently what other arts are not. In this perspective, for example, public art would differ or even oppose to private art. However, such a dichotomy, if understood abstractly, appears somehow reductive. In fact, private art, if it partly promotes a cultural divide between connoisseurs and laymen, can sometimes serve public causes, or even emancipation. For its part, public art, if often arising in harmony with democratic life and the exercise of citizenship, can also serve as an object of manipulation of citizens by local, national or global powers.
To demonstrate such theses, the author discusses (i)legitimate public art versus (i)legitimate private art; the cultural diversity associated with cultural alterities such as migrants; marginal urban art alterities such as graffiti and stencils, and Wikipedia's cultural discourse on public art. A arte pública mostra-se um fenómeno multifacetado. Em última análise, a sua identidade emerge frequentemente das alteridades sociais e culturais que a constituem. Ou seja, a arte publica é, muitas vezes, aquilo que as outras artes não são. Nesta perspectiva, por exemplo, a arte pública diferenciar-se-ia, ou mesmo opor-se-ia, à arte privada. Contudo, uma tal dicotomia, se entendida abstratamente, revela-se algo redutora. De facto, a arte privada, se em parte promove urn cultural divide entre conhecedores e leigos, em certas ocasiões pode servir causas públicas, ou mesmo de emancipação. Por seu turno, a arte pública, se bem que surja muitas vezes em sintonia com a vida democrática e o exercício da cidadania, também pode servir como objeto de recuperação e manipulação dos cidadãos por parte dos poderes locais, nacionais ou globais. Para demostrar estas teses, o autor discute a arte pública (i)legítima face à arte privada (i)legítima; a lnterculturalidade associada às alteridades culturais como os migrantes; as alteridades artísticas urbanas marginais como os graffiti e os stênceis, e ainda o discurso cultural da Wikipédia sobre a Arte Pública. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/70085 |
ISBN: | 978-989-658-589-1 |
DOI: | 10.30618/978-989-658-589-1 |
Acesso: | Acesso restrito autor |
Aparece nas coleções: | CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BC_AndradePedro_2020_APC2_ArtesPúblicasArtesPrivadas_R.pdf Acesso restrito! | 4,05 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |