Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/69787
Título: | O Kahoot!: como ferramenta de apoio à revisão e consolidação de aprendizagens no ensino de Inglês a crianças |
Outro(s) título(s): | Kahoot!: as a tool to support the revision and consolidation of learning in English teaching to children |
Autor(es): | Vasconcelos, Diogo Bernardo Pinto de Magalhães e |
Orientador(es): | Vieira, Flávia |
Palavras-chave: | Apoio à aprendizagem Ensino de inglês a crianças Kahoot! Tecnologia Support to learning Teaching english to children Technology |
Data: | 2020 |
Resumo(s): | O presente relatório de estágio pedagógico supervisionado, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino
do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico da Universidade do Minho, apresenta um projeto de investigaçãoação
que aborda o uso da tecnologias, em particular o site/quiz Kahoot! como ferramenta de revisão e
consolidação de conteúdos. O projeto foi desenvolvido numa turma do 3º e 4º anos de escolaridade do
1º Ciclo do Ensino Básico de uma escola do concelho de Vila Nova de Famalicão no distrito de Braga,
durante o anos letivos de 2018/2019 e 2019/2020, ao longo de dois semestres. O projeto teve como
objetivos: conhecer as perceções e atitudes das crianças relativamente à aprendizagem da língua inglesa;
explorar o Kahoot! como ferramenta de apoio à aprendizagem; promover a reflexão sobre a aprendizagem
através da autorregulação; avaliar o potencial do Kahoot! na revisão, consolidação e (auto)avaliação da
aprendizagem da língua.
O projeto dividiu-se em 3 fases. A primeira fase focou-se na análise do contexto, sendo que foi possível
conhecer os alunos, nomeadamente os seus gostos e preferências relativas ao tema do projeto. Na
segunda fase, foram realizadas três sequências didáticas em torno do uso do Kahoot! como ferramenta
de revisão e consolidação de aprendizagens. A terceira e última fase do projeto focou-se na sua avaliação
com base em dados recolhidos através de questionários, diálogos e também da observação de
desempenhos durante as sequências didáticas. Através dos resultados, foi possível verificar que a
experiência pedagógica foi bem sucedida na turma. O feedback dos alunos foi positivo e foi possível
concluir que o Kahoot! os apoiou na revisão e consolidação das aprendizagens, o que promove a sua
autonomia. The present practicum report, written within the master’s degree in English Teaching for Primary School at the University of Minho, presents an action research project about the use of technologies, more specifically the game Kahoot! to support language revision and consolidation. It was developed in class of 3rd and 4th grade students in a primary school in Vila Nova de Famalicão, in 2018/2019 and 2019/2020. The project had the following objectives: getting to know the children’s perceptions and attitudes towards English learning; exploring Kahoot! to support learning; promoting reflection about learning through self-regulation; and evaluating the potential value of Kahoot! for the revision, consolidation and (self)evaluation of language learning. The project was divided into 3 stages. The first one was focused on context analysis, so it was possible to get to know the students, namely their likes and preferences regarding the project theme. On the second stage, four teaching sequences were developed around the use of Kahoot! as a tool for the revision and consolidation of learning. The third stage focused on the evaluation of the project, based on data gathered through questionnaires, dialogue and the observation of the students’ performance during the didactic sequences. The results suggest that the project was successful in this class. The students provided positive feedback, and it was possible to conclude that Kahoot! supported them in revising and consolidating their learning, which enhances their autonomy. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/69787 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatorio Diogo Bernardo Pinto de Magalhaes e Vasconcelos.pdf | 2,8 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons