Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/69761
Título: | A promoção de competências sociais e morais: relato de uma intervenção em creche e em jardim de infância |
Outro(s) título(s): | The promotion of social and moral competences: report of an intervention in daycare and kindergarten master degree in pre-school education |
Autor(es): | Rocha, Cláudia Sofia Gonçalves |
Orientador(es): | Parente, Maria Cristina Cristo |
Palavras-chave: | Competências sócio-morais Creche Jardim de infãncia Desenvolvimento social Moralidade Daycare Kindergarten Morality Social development Social-moral competences |
Data: | 2020 |
Resumo(s): | O presente relatório de estágio, enquadrado no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-
Escolar, apresenta a conceção, desenvolvimento e avaliação do projeto de intervenção pedagógica
realizado nos contextos de creche e jardim de infância.
Sustentado na abordagem de investigação-ação, este relatório remete para a promoção de
competências sociais e morais. Esta temática surgiu da observação focada e reflexiva, ao longo do
estágio, que permitiu uma compreensão dos contextos e das crianças. Para esta análise e reflexão, o
projeto orientou-se pelo ciclo de observação, reflexão, planificação e ação.
Ao longo do relatório serão abordados vários referenciais teóricos que sustentam a temática e que
abordam o desenvolvimento social e moral, a importância destes na relação com os pares e a promoção
por parte do adulto das competências nesse âmbito.
As atividades e estratégias, implementadas durante a intervenção, serão descritas e avaliadas.
Estas vão desde a exploração de histórias, uma árvore da bondade até um dado dos conflitos.
As estratégias utilizadas contribuíram para mudanças significativas de alguns comportamentos a
nível social e de resolução de conflitos, que se traduziram no desenvolvimento de relações interpessoais
mais positivas concretizadas em boas ações e numa maior autonomia das crianças para resolver
problemas e conflitos. This internship report, framed in the study plan of the Master's Degree in Pre-School Education, presents the design, development and evaluation of the pedagogical intervention project carried out in the contexts of daycare and kindergarten. Supported by the action research approach, this report refers to the promotion of social and moral competences. This theme arose from the focused and reflective observation, throughout the internship, which allowed an understanding of the contexts and children. For this analysis and reflection, the project was guided by the cycle of observation, reflection, planning and action. Throughout the report will be addressed several theoretical references that support the theme and that address social and moral development, the importance of these in the relationship with peers and the promotion by the adult of the competences in this area. The activities and strategies implemented during the intervention will be described and evaluated. These range from the exploration of stories, a tree of goodness to a dice of conflicts. The strategies used contributed to significant changes in some social behaviour and conflict resolution, which have resulted in the development of more positive interpersonal relationships achieved in good deeds and greater autonomy of children to solve problems and conflicts. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/69761 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatorio Claudia Sofia Goncalves Rocha.pdf | 2 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons