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https://hdl.handle.net/1822/69697
Título: | Promover a competência intercultural no ensino de Inglês a crianças |
Outro(s) título(s): | Promoting intercultural competence in teaching english to children |
Autor(es): | Estevinho, Carla Susana Andrade Pires |
Orientador(es): | Vieira, Flávia |
Palavras-chave: | Competência intercultural Ensino de Inglês a crianças Estratégias didáticas English teaching to children Didactic strategies Intercultural competence |
Data: | 2020 |
Resumo(s): | O presente relatório de estágio apresenta o meu projeto de investigação-ação intitulado “Promover a
competência intercultural no ensino de Inglês a crianças”, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino
do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico, na Universidade do Minho.
Este projeto, iniciado numa turma do 3º ano do 1º CEB e implementado na mesma turma no 4º ano,
contemplou três fases distintas, designadamente, a análise do contexto de intervenção, o
desenvolvimento e monitorização das atividades do projeto e a sua avaliação final.
As atividades pedagógicas e investigativas do projeto foram concebidas de acordo com os objetivos
apresentados no projeto de intervenção: conhecer perceções e atitudes iniciais das crianças, relativas ao
ensino-aprendizagem da língua inglesa; desenvolver estratégias de promoção da competência
intercultural para uma cidadania democrática; promover a reflexão sobre o processo de ensinoaprendizagem
através de autorregulação; avaliar o potencial das estratégias usadas no desenvolvimento
da competência intercultural.
As principais estratégias de intervenção implementadas foram atividades didáticas que promovessem o
desenvolvimento da competência comunicativa intercultural para uma cidadania democrática, utilizando
recursos variados, como canções, jogos, poemas, histórias, diálogos, flashcards e imagens. Por sua vez,
para promover a reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem e avaliar o potencial destas
estratégias, recorreu-se à aplicação de questionários de autorregulação, à observação das práticas na
sala de aula, à análise dos trabalhos produzidos pelos alunos, à promoção de conversas informais e à
redação de uma carta final à professora.
A análise reflexiva e regular do meu projeto de intervenção permitiu-me desenvolver capacidades ao nível
da avaliação do meu desempenho profissional, da autocrítica e da investigação colaborativa. Ademais, o
projeto, não obstante ser de curta duração, possibilitou-me compreender e avaliar o impacto de
determinadas práticas para desenvolver a competência intercultural nos alunos de 1º CEB. Os resultados
obtidos através dos questionários e da observação das práticas demonstraram uma maior
consciencialização dos alunos relativamente à sua identidade, cultura e ao reconhecimento da
importância da diversidade cultural, facilitando a formação de cidadãos mais críticos, responsáveis e
participativos. This teaching report presents my action research project entitled “Promoting intercultural competence in teaching English to children”, developed within the Master in Teaching English for Primary School, at the University of Minho. This project, initiated in a 3rd grade class and implemented in the same class in the 4th grade in a primary school, comprised three distinct phases: the analysis of the intervention context, the development and monitoring of the project activities and its final evaluation. The pedagogical and action research activities of the project were designed according to the objectives presented in the intervention project: to identify the children's initial perceptions and attitudes, related to the teaching and learning of the English language; to develop strategies to promote intercultural competence for democratic citizenship; to promote reflection on the teaching-learning process through self-regulation; to evaluate the potential of the strategies used in the development of intercultural competence. The main intervention strategies implemented were didactic activities that promoted the development of intercultural communicative competence for democratic citizenship, using diversified resources, such as songs, games, poems, stories, dialogues, flashcards and images. On the other hand, to promote reflection on the teaching-learning process and to evaluate the potential of these strategies, self-regulation questionnaires were used, along with the observation of activities in the classroom, the analysis of written works produced by the pupils, the promotion of informal dialogues and the writing of a letter to the teacher. The reflective and regular analysis of my intervention project allowed me to develop skills in terms of assessing my professional performance, self-criticism and collaborative research. In addition, even though this was a short-scale project, it allowed me to understand and evaluate the impact of certain activities to develop intercultural competence in primary school learners. The results obtained through the questionnaires and the observation of the activities demonstrated a greater awareness of the pupils regarding their identity, culture and the recognition of the importance of cultural diversity, facilitating the development of more critical, responsible and participative citizens. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/69697 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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