Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/69610

TítuloVariância da adaptabilidade de carreira de acordo com o rendimento académico de estudantes universitários
Outro(s) título(s)Variance of career adaptability according to academic achievement of university students
Autor(es)Torres, Ana Rita Nunes da Silva
Orientador(es)Silva, Ana Daniela Santos Cruzinha Soares
Palavras-chaveAdaptabilidade da carreira
Desenvolvimento de carreira
Estudantes universitários
Rendimento académico
Career adaptability
Career development
University students
Academic achievement
Data2020
Resumo(s)A entrada para a universidade constitui uma fase de vida que coloca aos estudantes desafios ao nível académico e psicossocial. Este estudo explora a variância da adaptabilidade de carreira, de acordo com o rendimento académico de estudantes da Universidade do Minho, analisando a amostra total e ciclos de ensino. Participaram no estudo 476 estudantes de ambos os sexos (75,2% Mulheres), a frequentar diferentes anos e cursos universitários. Utilizou-se, para a recolha de dados, um questionário sociodemográfico e a escala Adaptabilidade na Carreira (Forma Universitária). O resultado da análise do teste ANOVA Oneway, indica que existe variância significativa, sendo que, estudantes com rendimento académico alto possuem maior preocupação, confiança e adaptabilidade de carreira. Em relação aos ciclos de ensino, os resultados indicam que os estudantes do 1ºciclo com rendimento académico alto revelam ter maior preocupação, confiança e adaptabilidade de carreira, enquanto que estudantes do 2ºciclo com rendimento académico alto apresentam apenas maior confiança. Estes resultados contribuem para a aliança entre as variáveis de carreira e variáveis educacionais, reforçando a importância das intervenções das universidades na adaptabilidade de carreira dos estudantes, podendo ser uma estratégia para trabalhar as dificuldades em relação ao planeamento futuro de carreira, sentimento de autoeficácia e de aprendizagem.
The university course is a phase of life that presents students with academic and psychosocial challenges. This study explores the variance of career adaptability, according to academic achievement in students of University of Minho, analyzing the total sample and educational cycles. A total of 476 male and female university students (75,2% girls), attending different years and university courses participated in the study. A demographic data questionnaire and an Adaptability in the Career scale (University Form) were used for data collection. The results of the ANOVA Oneway test analysis show that there is significant variation, which means that students with higher academic achievement reveal higher levels in the dimensions of concern, confidence and career adaptability. In relation to the education cycles, the results indicate that 1st cycle students with high academic achievement reveal higher levels of concern, confidence and career adaptability, while 2nd cycle students with high academic achievement reveal more confidence. These results contribute to the alliance between career variables and educational variables, reinforcing the importance of university interventions in students' career adaptability, which can be a strategy to deal with difficulties in career planning, feeling of self-efficacy and learning.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/69610
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_AnaRitaTorres.pdf285,68 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID