Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/69279

TítuloO sistema de recompensas enquanto fator de (in)satisfação e (des)motivação numa empresa de restauração: eficácia percebida e propostas de melhoria
Autor(es)Freitas, Joana Filipa de
Orientador(es)Leite, Regina Maria de Oliveira
Palavras-chaveMotivação
Recursos humanos
Satisfação
Sistema de recompensas
Motivations
Human resources
Satisfaction
Rewards system
Data2020
Resumo(s)Este projeto vem no seguimento de um trabalho feito no final da licenciatura em Sociologia, que teve por objetivo estudar a satisfação dos trabalhadores de uma empresa na área da restauração. Os resultados demostraram que os trabalhadores se sentiam particularmente insatisfeitos com o salário e com a falta de feedback e reconhecimento. Para melhor perceber e contribuir com melhorias para a organização em questão, deu-se continuidade ao trabalho já realizado, agora com um enfoque particular no sistema de recompensas. O objetivo central da presente investigação visa relacionar o sistema de recompensas com o nível de motivação e satisfação dos trabalhadores de uma empresa de restauração. Para tal, procura conhecer o sistema de recompensas implementado, saber que benefícios e incentivos são atribuídos e se o mesmo é percebido como eficaz. Ou seja, analisar como a empresa em estudo define e estrutura o seu sistema de recompensas e se este reflete satisfação e motivação juntos dos trabalhadores. Este estudo propõese ajudar na identificação de propostas de melhoria no sentido de aumentar a eficácia do sistema de recompensas enquanto fonte de satisfação e motivação para o trabalho. Com vista a alcançar os objetivos deste estudo, optou-se por uma abordagem qualitativa, através da realização de entrevistas aos trabalhadores da mesma. As entrevistas foram realizadas junto de trabalhadores com e sem cargos de chefia para uma melhor compreensão daquela realidade. Os dados recolhidos nas entrevistas foram analisados recorrendo-se à análise de conteúdo. Procedeuse a uma análise categorial, ao agrupamento e comparação dos dados no sentido de analisar e mais facilmente interpretar a informação mais relevante para este projeto. As entrevistas realizadas revelam que a empresa determina a remuneração com base numa grelha salarial e que, para além do salário base, recorre à utilização de alguns benefícios para compensar os seus trabalhadores pelo trabalho prestado. Especificamente, a eleição de funcionário do trimestre e do ano, prémios de assiduidade, de fecho entre outros. Estes trabalhadores recebem uma determinada quantia em dinheiro pela sua distinção e dedicação. Os dados revelam também que não existe um departamento de RH que auxilie quer na definição da política de recompensas, quer na implementação de um sistema de avaliação de desempenho. O projeto termina com a apresentação de algumas sugestões de melhoria.
This project follows a previous work that was done to complete the degree in Sociology, aimed at studying employees’ satisfaction in a company operating in the restaurant industry. The study findings showed that the workers felt particularly unsatisfied with their wages, lack of feedback (regarding their work) and recognition. Therefore, to get a better understanding of such results and be able to contribute with recommendations to the organization, the researcher gave continuity to the study, with a particular focus on the rewards system. The main goal of the current investigation is to correlate the rewards system with employees’ satisfaction and motivation levels in a fast food restaurant. To this end, the study intends to better understand the reward system currently implemented, analyze the incentives and benefits provided (if any) to employees, and their perceived effectiveness. Specifically, it analyzes the way the company designs and structures its rewards system and whether (or not) it contributes to increased motivation and satisfaction. It also aims to help identifying some suggestions for improving the current rewards system efficacy, as a source of satisfaction and motivation. To achieve the study objectives, the research employed a qualitative approach based on interviews with employees in various positions (managers and non managerial employees) to gain different perspectives on the subject. The data collected from the interviews was explored using content analysis. Data was, analyzed, compared and grouped into categories to ease interpretation of the most relevant study results to this project. The interviews reveal that wages are determined by a salary grid system, and, in addition to the base salary, the company uses a benefits system to reward their employees. Among other benefits, the company uses the nomination of the employee of the quarter and year, as well as an attendance and a closing bonus. These employees receive a certain amount for their distinction and dedication. The collected data also reveals the lack of a human resources department which assists in the definition of the rewards policy or the implementation of a performance evaluation system. The project ends with the presentation of some suggestions for improvement to the company.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoProjeto de mestrado em Gestão de Recurso Humanos
URIhttps://hdl.handle.net/1822/69279
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
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