Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/69185

TítuloA importância do marketing digital para as empresas e instituições: o caso do Banco de Sangue do Hospital de Braga
Outro(s) título(s)The importance of digital marketing for business and institutions: the case of Banco de Sangue do Hospital de Braga
Autor(es)Cruz, Ricardo César Marques
Orientador(es)Carvalho, Anabela
Palavras-chaveComunicação integrada
Marketing digital
Redes sociais
Web
Integrated communication
Social networks
Data2020
Resumo(s)As ações de comunicação levadas a cabo por empresas e instituições são muito importantes no impacto que têm junto dos seus públicos-alvo, pelo que é fundamental comunicar da forma mais correta e próxima junto dos mesmos. Nos dias que correm as empresas estão sujeitas a uma concorrência cada vez mais feroz e, se não forem capazes de se adaptar às tendências da nova era, marcando a diferença a nível online, possivelmente ficarão para trás e serão ultrapassadas pelas concorrentes. O marketing digital vem ajudar no sentido em que permite às empresas destacar os seus produtos, divulgando-os, para que possam ser comercializados, garantindo ainda a conquista de novos clientes. Hoje, vemos o mundo e os negócios a terem uma forte expressão a nível digital, devido ao fenómeno da internet, que está acessível a uma grande fatia da população, quer via computador, telemóvel, tablet, etc. e faz com que se possa aceder, comentar e partilhar em qualquer local e em tempo real. Assim, é importante que as empresas estejam presentes para se fazerem notar e ganharem um lugar de destaque em relação às demais. Neste trabalho será feita uma análise aprofundada da temática em causa, tendo como base as tarefas práticas desenvolvidas ao longo do estágio curricular na LK Comunicação. Aquilo que se pretende é avaliar, de forma reflexiva, a importância e as potencialidades do marketing digital no seio de uma empresa, permitindo que esta se distancie das suas concorrentes, aumentando a sua notoriedade/reputação, tendo como pano de fundo o exemplo do Banco de Sangue do Hospital de Braga. O caso do Banco de Sangue do Hospital de Braga surge neste relatório na medida em que pude acompanhar o seu crescimento e presença nas plataformas digitais, mais concretamente no Facebook, a partir do meu trabalho realizado durante o estágio na LK Comunicação e qual o impacto que esta aposta teve no aumento do número de dadores de sangue.
The communication actions carried out by a company are very important in the impact for their customers, reason why it’s essential to communicate in the most correct and efficient way with them. Nowadays the companies are every time struggling to compete and make a stand in their market, and if they can’t change and adjust their ideas to the trends of the new age, making a strong position online, they may probably lose customers and be outdated by competitors and the market itself. Digital marketing helps the companies to highlight their products, publicizing them so that they can be commercialized and ensuring the acquisition of possible new customers. Today, we see the world and business having a strong digital position through the internet, which is accessed via computer, mobile phone, tablet, etc., by a large amount of the population. Thus, it’s important that companies can be online in order to make themselves noticed, gain reliability and achieve their position in the market. In this work will be made an analysis about the purposed subject, based on the practical tasks developed during the curricular internship at LK Comunicação. The main goal is to evaluate, in a reflexive way, the relevance and power of digital marketing within a company, allowing it to make a difference between its competitors and increasing its reputation, having as case study the example of Banco de Sangue do Hospital de Braga. The Banco de Sangue do Hospital de Braga case study is detailed in this report, since I was able to follow its growth and position on digital platforms, specifically on Facebook, through my work done during the internship at LK Comunicação and the impact of this measure on the increasing of number of blood donors.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/69185
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations
DCC - Dissertações de mestrado

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