Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/69157
Título: | Envelhecer de bem com a vida: um projeto de intervenção com idosos em ambiente institucional |
Outro(s) título(s): | Growing old well with life: an intervention project with the elderly in an institutional environment |
Autor(es): | Dias, Ana Patrícia Silva |
Orientador(es): | Afonso, José António |
Palavras-chave: | Animação sociocultural Desenvolvimento integral Envelhecimento ativo Isolamento social Active aging Integral development Social isolation Socio-cultural animation ASCREDNO |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | O projeto “Envelhecer de bem com a vida: Um projeto de intervenção com idosos em
ambiente institucional”, foi realizado no lar e centro de dia da ASCREDNO e teve a participação de
vinte e quatro utentes, com idades compreendidas entre os 40 e os 89 anos.
A finalidade deste projeto centrou-se, essencialmente, na promoção do envelhecimento
ativo, permitindo desse modo, potenciar o desenvolvimento integral, proporcionar momentos de
satisfação e realização pessoal, promover as relações intergeracionais, combater a solidão e o
isolamento social.
Recorremos ao Paradigma Qualitativo, numa perspetiva de Investigação-Ação, utilizando a
Animação Sociocultural, que nos permitiu desenvolver um conjunto de atividades, que se
agruparam em 4 ateliês, nomeadamente, Ateliê de Atividades Físicas e Jogos de Animação, Ateliê
de Estimulação Cognitiva, Ateliê Mãos à Obra, e Ateliê intergeracional.
Realçando os resultados das avaliações, concluímos que todos os objetivos foram
alcançados e que contribuímos para uma maior qualidade de vida e bem-estar dos utentes. The project “Growing old well with life: an intervention project with the elderly in an insttitutional environment” was carried out at ASCREDNO`s home and day care centrer and was attended by twenty-four users aged 40-89. He purposes of this project was essentially to promote active aging, thereby enhancing integral development, providing moments of personal satisfaction and fulfillment, promoting intergenerational relationships, combating loneliss and social isolation. We used the qualitative paradigma, from na action researcha perspective, using sociocultural animation, which allowed us to develop a set of activities, which were grouped in 4 workshops, namely physical activities and animations games studio, cognitive stimulation studio. Hands on work, and intergerational workshop. Highlighting the results of the evaluations, we conclude that all objectives have been achieved and that we contribute to a better quality of life and weel-being of users. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/69157 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Patricia Silva Dias.pdf | Relatório de Estágio | 3,14 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons