Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/69157

TítuloEnvelhecer de bem com a vida: um projeto de intervenção com idosos em ambiente institucional
Outro(s) título(s)Growing old well with life: an intervention project with the elderly in an institutional environment
Autor(es)Dias, Ana Patrícia Silva
Orientador(es)Afonso, José António
Palavras-chaveAnimação sociocultural
Desenvolvimento integral
Envelhecimento ativo
Isolamento social
Active aging
Integral development
Social isolation
Socio-cultural animation
ASCREDNO
Data2019
Resumo(s)O projeto “Envelhecer de bem com a vida: Um projeto de intervenção com idosos em ambiente institucional”, foi realizado no lar e centro de dia da ASCREDNO e teve a participação de vinte e quatro utentes, com idades compreendidas entre os 40 e os 89 anos. A finalidade deste projeto centrou-se, essencialmente, na promoção do envelhecimento ativo, permitindo desse modo, potenciar o desenvolvimento integral, proporcionar momentos de satisfação e realização pessoal, promover as relações intergeracionais, combater a solidão e o isolamento social. Recorremos ao Paradigma Qualitativo, numa perspetiva de Investigação-Ação, utilizando a Animação Sociocultural, que nos permitiu desenvolver um conjunto de atividades, que se agruparam em 4 ateliês, nomeadamente, Ateliê de Atividades Físicas e Jogos de Animação, Ateliê de Estimulação Cognitiva, Ateliê Mãos à Obra, e Ateliê intergeracional. Realçando os resultados das avaliações, concluímos que todos os objetivos foram alcançados e que contribuímos para uma maior qualidade de vida e bem-estar dos utentes.
The project “Growing old well with life: an intervention project with the elderly in an insttitutional environment” was carried out at ASCREDNO`s home and day care centrer and was attended by twenty-four users aged 40-89. He purposes of this project was essentially to promote active aging, thereby enhancing integral development, providing moments of personal satisfaction and fulfillment, promoting intergenerational relationships, combating loneliss and social isolation. We used the qualitative paradigma, from na action researcha perspective, using sociocultural animation, which allowed us to develop a set of activities, which were grouped in 4 workshops, namely physical activities and animations games studio, cognitive stimulation studio. Hands on work, and intergerational workshop. Highlighting the results of the evaluations, we conclude that all objectives have been achieved and that we contribute to a better quality of life and weel-being of users.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária
URIhttps://hdl.handle.net/1822/69157
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Patricia Silva Dias.pdfRelatório de Estágio3,14 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID