Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/69055

Título(Trans)formando o envelhecimento: uma intervenção com a terceira idade
Outro(s) título(s)(Trans)forming aging: an intervention with the third age
Autor(es)Araújo, Ana Catarina Rodrigues
Orientador(es)Antunes, Maria da Conceição Pinto
Palavras-chaveEducação na terceira idade
Envelhecimento bem-sucedido
Qualidade de vida
Education in the third age
Quality of life
Successful aging
Data2019
Resumo(s)O envelhecimento demográfico é considerado cada vez mais um desafio para a sociedade atual. O aumento da esperança média de vida e a baixa taxa de natalidade e de mortalidade são os principais fatores que contribuem para este fenómeno cada vez mais presente na realidade portuguesa. Neste sentido, e considerando esta realidade, a presente investigação/intervenção, realizada no âmbito do Mestrado em Educação, na área de especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, desenvolveu-se numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) do norte do país. O projeto (Trans)Formando o Envelhecimento: Uma Intervenção com a Terceira Idade teve como finalidade a promoção de um envelhecimento bem-sucedido e integrou dezanove participantes. Para atingirmos esta meta estipulada num momento inicial, recorremos à investigação-ação-participativa dado ser uma metodologia que tem como finalidade a transformação e o melhoramento da realidade das populações, promovendo a participação ativa dos agentes sociais em todas as fases da investigação/intervenção. Tendo sempre em vista o alcance da finalidade proposta, e tendo por base a animação sociocultural, foram criadas e implementadas cinco oficinas: a Oficina da Música, a Oficina de Educação e Promoção da Saúde, a Oficina de Estimulação Cognitiva e Motora, a Oficina da Intergeracionalidade e a Oficina da Cultura, sendo que todas as atividades realizadas tiveram sempre em consideração as necessidades, interesses, expectativas e potencialidades do público-alvo. No final da intervenção, e tendo por base os resultados obtidos, podemos afirmar que os objetivos, inicialmente estipulados, foram alcançados. O desenvolvimento do projeto, bem como os resultados obtidos, permitem afirmar que a intervenção contribuiu para uma melhoria da qualidade de vida e bem-estar dos participantes uma vez que evidenciam a aquisição de novas aprendizagens, de novas relações interpessoais e momentos de partilha, alegria e convívio.
Demographic aging is increasingly regarded as a challenge for the current society. The increase in average life expectancy and the low birth rate and mortality are the main factors that contribute to this phenomenon increasingly present in the Portuguese reality. In this sense, and considering this reality, the present investigation/intervention, carried out within the framework of the Master Degree in Education, in the area of specialization in Adult Education and Community Intervention, took place in a Private Institution of Social Solidarity in the north of Portugal. The project (Trans)Forming Aging: An intervention with the Third Age had as its purpose the promotion of a successful Aging and included nineteen participants.. To achieve this goal stipulated in an initial moment, we resorted to investigation-participatory action because it is a methodology that has as its purpose the transformation and improvement of the reality of peoples, promoting the active participation of social agents in all phases of the investigation/intervention. Having always in view the reach of the purposed proposal, and based on the sociocultural animation, were created and implemented five workshops: the workshop of Music, the workshop of Education and Health Promotion, the workshop of cognitive and motor stimulation, the workshop of Intergenerationality and the workshop of Culture, and that all activities have always in mind the needs, interests, expectations and potentialities of the target public. At the end of the intervention, and based on the results obtained, we can say that the objectives, initially stipulated, were achieved. The development of the project, as well as the results obtained, allow us to affirm that the intervention has contributed to a improvement in the quality of life and well-being of the participants, once they evidence the acquisition of new learnings, new interpersonal relationships and moments of sharing, joy and conviviality.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/69055
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Catarina Rodrigues Araujo.pdfRelatório de Estágio9,93 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID