Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/6905

TitleA descoberta física do meio ambiente : uma abordagem de ensino por projectos para alunos do 8º ano
Author(s)Rodrigues, Maria Júlia Monteiro
Advisor(s)Lanceros-Méndez, S.
Issue date5-Sep-2006
Abstract(s)É imprescindível estimular os alunos a descobrir, desde cedo, a beleza da Física e as suas aplicações práticas através do trabalho experimental criativo. A descoberta física do meio ambiente, tema central desta dissertação, procura associar a ciência a fenómenos do dia-a-dia, assim como, aliciar os jovens para a investigação científica, estimulando a criatividade e o trabalho de grupo. Neste sentido, teve-se como intuito construir protótipos simples, usando materiais de baixo custo. Estas experiências científicas básicas destinam-se a ajudar os discentes a aprender e a reflectir que a Física faz parte da nossa vida quotidiana. Com este tipo de ensino, que se centra em trabalhos de projecto, o professor não é o detentor do saber, antes um recurso e um estimulador. Pretende-se promover a cooperação entre os alunos, estudam-se situações concretas, pretendendo-se que os alunos fiquem preparados, motivados a examinar criticamente outros problemas do ambiente. A avaliação do impacto deste tipo de ensino foi feita através da análise estatística não paramétrica, com base na construção de categorias de respostas, do pré e pós-testes, e das opiniões dos alunos. Esta avaliação permitiu concluir que deste currículo resultaram aprendizagens mais eficazes e um maior desenvolvimento de competências por parte dos alunos.
It is important to stimulate students to discover early on the beauty of Physics and its practical application through creative experimental work. The physical discovery of the environment, which is the central theme of this dissertation, tries to associate science to everyday phenomena, as well as, to draw young people towards scientific investigation, stimulating creativity and group work. Regarding this, it was intended to build simple prototypes, using low cost materials. These simple experiments are destined to help students to learn and reflect that Physics is part of our everyday life. Within this teaching mode, project-based learning, the teacher is not the holder of knowledge, but a resource and stimulator. The intention is to promote cooperation among students. Specific situations are studied with the objective of preparing and motivating students to critically examine other environmental problems. The evaluation of the impact of this type of teaching was made through the analysis of non-parametric statistics, based on the construction of categories of answers of tests performed before and after the application of the teaching method, and student’s opinions. The conclusion of this evaluation showed that of this curriculum resulted in more effective learning and greater development of the students abilities.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de Mestrado em Física, área de Especialização em Ensino
URIhttp://hdl.handle.net/1822/6905
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
CDF - ENSINO - Dissertações de Mestrado/Master Thesis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bibliografia.pdf
  Restricted access
52,94 kBAdobe PDFView/Open
cap.4 2º parte.pdf
  Restricted access
117,07 kBAdobe PDFView/Open
CAP. 4.pdf
  Restricted access
1,86 MBAdobe PDFView/Open
capitulo 1.pdf
  Restricted access
32,24 kBAdobe PDFView/Open
capitulo 5.pdf
  Restricted access
24,44 kBAdobe PDFView/Open
Capítulo 2.pdf
  Restricted access
65,54 kBAdobe PDFView/Open
capítulo 3.pdf
  Restricted access
59,72 kBAdobe PDFView/Open
indice.pdf
  Restricted access
67,99 kBAdobe PDFView/Open
anexo -I.pdf
  Restricted access
1,08 MBAdobe PDFView/Open
anexo -III.pdf
  Restricted access
179,61 kBAdobe PDFView/Open
anexo -IV.pdf
  Restricted access
21,13 kBAdobe PDFView/Open
anexo -V.pdf
  Restricted access
271,83 kBAdobe PDFView/Open
Anexo VIII.pdf
  Restricted access
18,92 kBAdobe PDFView/Open
anexo-II.pdf
  Restricted access
26,84 kBAdobe PDFView/Open
anexo-VI.pdf
  Restricted access
36,81 kBAdobe PDFView/Open
ANEXOVII.pdf
  Restricted access
18,92 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID