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TítuloTextbooks in the mathematics curriculum management: what is the role for the teacher?
Outro(s) título(s)Os manuais escolares na gestão do currículo de matemática: que papel para o professor?
Autor(es)Viseu, Floriano
Morgado, José Carlos
Palavras-chaveCurriculum decisions
Mathematics
Pedagogical practices
Teachers' professionalism
Textbooks
Manuais escolares
Práticas pedagógicas
Decisões curriculares
Profissionalidade docente
Matemática
Data2018
EditoraUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
RevistaBolema: Boletim de Educação Matemática
Resumo(s)The textbook continues to be a working tool widely used in schools, both by teachers and students. Despite the criticism it is subject to, especially by the negative impact it can bring to teachers' professionalism, this teaching material has managed to be considered as an important auxiliary of pedagogical practices. It is vital, therefore, to ascertain how textbooks are used by math teachers, trying to infer whether they use it as mere teaching aid or if it determines much of the work performed in and for the classroom. The data was collected through semi-structured interviews and non-participant observation. It appears that the majority of the teachers who participated in the study include textbooks in their daily curricular activities, both in the preparation and the implementation of the teaching-learning processes. Most teachers don't use, as often as it would be desirable, other materials or educational sources, which, in addition to indicate a certain dependence of these teaching resources, can contribute to its progressive 'de-professionalization'.
O manual escolar é um instrumento de trabalho muito utilizado tanto pelos professores, como pelos alunos. Apesar das críticas a que é sujeito, sobretudo pelo impacto negativo que pode marcar a profissionalidade docente, o manual tem conseguido afirmar-se como importante auxiliar das práticas pedagógicas. Importa, por isso, averiguar de que modo o manual escolar é utilizado pelos professores de Matemática, procurando inferir se o utilizam como mero auxiliar didático ou se determina muito do trabalho que é realizado na e para a sala de aula. Os dados foram recolhidos através de entrevistas semiestruturadas e da observação não participante. A generalidade dos professores que participaram no estudo integra os manuais escolares tanto ao nível da preparação, como da concretização dos processos de ensino-aprendizagem. A maioria dos professores não recorre, com a frequência que seria desejável, a outros materiais didáticos, o que, para além de indiciar uma certa dependência do manual escolar, pode contribuir para a sua progressiva desprofissionalização.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/68977
DOI10.1590/1980-4415v32n62a20
ISSN0103-636X
e-ISSN1980-4415
Versão da editorahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-636X2018000301152
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

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