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https://hdl.handle.net/1822/68923
Título: | Desenho de um programa didático de desenvolvimento da Competência Comunicativa Oral (CCO): uma visão sociocultural da linguagem |
Autor(es): | Monteiro, Carla Cristina Fernandes Viana, Fernanda Leopoldina Veloso, João Manuel Pires da Silva e Almeida |
Editor(es): | Silva, Américo Junior Nunes |
Palavras-chave: | Competência comunicativa oral Expressão oral Programa de intervenção Interação social |
Data: | 2020 |
Editora: | Atena Editora |
Citação: | Monteiro, C. C. F., Viana, F. L. P. & Veloso, J. M. P. S. A. (2020). Desenho de um programa didático de desenvolvimento da Competência Comunicativa Oral (CCO) Uma visão sociocultural da linguagem. In A. J. Nunes da Silva (Org.), Educação: Agregando, incluindo e almejando oportunidades – 5 (pp. 110-125). Ponta Grossa (Brasil): Atena Editora. DOI: 10.22533/at.ed160202109 |
Resumo(s): | A viragem do século abriu caminho para que a linguagem oral passasse a ser objeto de reflexão, inclusivamente no contexto educacional. Até então, a expressão oral, enquanto domínio da competência comunicativa oral, tinha vindo a ser descurada no ensino básico, em contexto de sala de aula, quando comparada com a percentagem de tempo dedicada aos restantes domínios trabalhados, nomeadamente a compreensão oral e escrita, a expressão escrita, e a gramática. Este desinvestimento parece estar associado à escassez de literatura especializada e de materiais pedagógicos fiáveis e eficazes para a avaliação do desempenho dos alunos, por parte dos professores, ao nível do usoda linguagem oral. Torna-se, assim, premente a elaboração de materiais flexíveis, organizados e sistemáticos, que permitam a integração dos objetivos e descritores de desempenho do domínio da oralidade na planificação, de modo a ser viável a sua colocação em prática na sala de aula, sem que isso implique complicações excessivas. No sentido de colmatar esta lacuna, foi desenvolvido o programa de desenvolvimento da competência comunicativa oral (CCO) – Comunicação e Expressão Oral: falar, ouvir e ler no Ensino Básico - 7.º ano, que será descrito neste capítulo. A formação da personalidade é um processo social (Halliday, 1978) e a linguagem, em virtude da sua função social, desempenha, neste contexto, um papel preponderante. Assente no pressuposto teórico da práxis docente alicerçada numa dimensão funcional da linguagem, o programa foi estruturado em 13 unidades didáticas que promovem, em consonância com o Programa e Metas Curriculares do Português do Ensino Básico, a compreensão/expressão oral e escrita, a educação literária e os sistemas de comunicação verbal e não verbal, numa lógica de estabelecimento dos objetivos didáticos, revisão e operacionalização de conceitos, atividades diversificadas e estratégias de avaliação. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/68923 |
ISBN: | 978-65-5706-416-0 |
DOI: | 10.22533/at.ed.160202109 |
Versão da editora: | https://www.atenaeditora.com.br/post-ebook/3515 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2020 Fernandes, Viana & VelosoDesenho de um programa Uma visao sociocultural da linguagem pp 110_125 (1).pdf | 2,91 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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