Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/68923

TítuloDesenho de um programa didático de desenvolvimento da Competência Comunicativa Oral (CCO): uma visão sociocultural da linguagem
Autor(es)Monteiro, Carla Cristina Fernandes
Viana, Fernanda Leopoldina
Veloso, João Manuel Pires da Silva e Almeida
Editor(es)Silva, Américo Junior Nunes
Palavras-chaveCompetência comunicativa oral
Expressão oral
Programa de intervenção
Interação social
Data2020
EditoraAtena Editora
CitaçãoMonteiro, C. C. F., Viana, F. L. P. & Veloso, J. M. P. S. A. (2020). Desenho de um programa didático de desenvolvimento da Competência Comunicativa Oral (CCO) Uma visão sociocultural da linguagem. In A. J. Nunes da Silva (Org.), Educação: Agregando, incluindo e almejando oportunidades – 5 (pp. 110-125). Ponta Grossa (Brasil): Atena Editora. DOI: 10.22533/at.ed160202109
Resumo(s)A viragem do século abriu caminho para que a linguagem oral passasse a ser objeto de reflexão, inclusivamente no contexto educacional. Até então, a expressão oral, enquanto domínio da competência comunicativa oral, tinha vindo a ser descurada no ensino básico, em contexto de sala de aula, quando comparada com a percentagem de tempo dedicada aos restantes domínios trabalhados, nomeadamente a compreensão oral e escrita, a expressão escrita, e a gramática. Este desinvestimento parece estar associado à escassez de literatura especializada e de materiais pedagógicos fiáveis e eficazes para a avaliação do desempenho dos alunos, por parte dos professores, ao nível do usoda linguagem oral. Torna-se, assim, premente a elaboração de materiais flexíveis, organizados e sistemáticos, que permitam a integração dos objetivos e descritores de desempenho do domínio da oralidade na planificação, de modo a ser viável a sua colocação em prática na sala de aula, sem que isso implique complicações excessivas. No sentido de colmatar esta lacuna, foi desenvolvido o programa de desenvolvimento da competência comunicativa oral (CCO) – Comunicação e Expressão Oral: falar, ouvir e ler no Ensino Básico - 7.º ano, que será descrito neste capítulo. A formação da personalidade é um processo social (Halliday, 1978) e a linguagem, em virtude da sua função social, desempenha, neste contexto, um papel preponderante. Assente no pressuposto teórico da práxis docente alicerçada numa dimensão funcional da linguagem, o programa foi estruturado em 13 unidades didáticas que promovem, em consonância com o Programa e Metas Curriculares do Português do Ensino Básico, a compreensão/expressão oral e escrita, a educação literária e os sistemas de comunicação verbal e não verbal, numa lógica de estabelecimento dos objetivos didáticos, revisão e operacionalização de conceitos, atividades diversificadas e estratégias de avaliação.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/68923
ISBN978-65-5706-416-0
DOI10.22533/at.ed.160202109
Versão da editorahttps://www.atenaeditora.com.br/post-ebook/3515
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2020 Fernandes, Viana & VelosoDesenho de um programa Uma visao sociocultural da linguagem pp 110_125 (1).pdf2,91 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID