Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/68911
Título: | Development of the group intervention program for parents - Competence: To be P + |
Outro(s) título(s): | Desenvolvimento de um programa de intervenção em grupo para pais - Competência: Ser P+ |
Autor(es): | Carvalho, Ana Sofia Ramôa de |
Orientador(es): | Freire, Teresa |
Palavras-chave: | Positive group intervention Positive parenting Parent-child relationship Adolescence Intervenção positiva em grupo Parentalidade positiva Relação pais-filhos Adolescência |
Data: | 2020 |
Resumo(s): | Research shows that parents who learn positive parenting skills improve not only their well-being but their
children’s as well. This study describes the development of a group intervention program for parents of
adolescent’s in grades 10th to 12th, titled “Competence: To Be P+”, along with steps made in creating the
program’s structure and contents (sessions, aims, activities and materials). “Competence: To be P+” is
a prevention program that strives for educating the parents on knowledge, resources and the skills needed
on a day to day basis with their adolescents. The present program is based on the following concepts:
positive parenting, adolescence development, sources of parental knowledge and nurturing parental
behaviors, that translate into the following main aims, promoting: positive parenting, knowledge about
the period of adolescence, a healthy parent-adolescent relationship, and help prevent the adolescent’s
involvement in risky behaviors. In addition, this study also describes the planning of a pilot study, which
aims to assess if the structure of the program (e.g., duration of the sessions and activities, language for
the material and instruments) and contents are considered relevant and adequate for the target
population. A literatura científica mostrar que os pais que aprendem competências parentais positivas melhoram não só o seu bem-estar, como também o dos seus filhos. Este estudo descreve o desenvolvimento de um programa de intervenção em grupo para pais de adolescentes do 10º ao 12º ano, intitulado "Competência: Ser P +", juntamente com as etapas envolvidas na criação da estrutura e conteúdo do programa (sessões, objetivos, atividades e materiais). O “Competência: Ser P +” é um programa de prevenção que procura educar os pais sobre os conhecimentos, recursos e competências necessárias para o dia a dia com seus os seus adolescentes, com base nos seguintes conceitos: parentalidade positiva, desenvolvimento na adolescência, fontes de conhecimento parental e comportamentos de cuidar. Estes conceitos traduzem-se nos seguintes objetivos, promover: a parentalidade positiva, o conhecimento sobre o período da adolescência, um relacionamento saudável entre pais e adolescentes e ajudar a prevenir o envolvimento de adolescente em comportamentos de risco. Além disso, este estudo também descreve o planeamento de um estudo piloto com o objetivo de avaliar se a estrutura do programa (i.e., duração das sessões e atividades, linguagem do material e instrumentos) e o conteúdo são relevantes e adequados para a população-alvo. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/68911 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao Ana Carvalho.pdf | 1,03 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons