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https://hdl.handle.net/1822/68825
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Alves, Regina Ferreira | por |
dc.contributor.editor | Serrano, João | por |
dc.contributor.editor | Petrica, João | por |
dc.contributor.editor | Kerkoski, Marcio | por |
dc.contributor.editor | Pereira, Beatriz | por |
dc.date.accessioned | 2021-01-04T09:36:54Z | - |
dc.date.available | 2021-01-04T09:36:54Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-8196-99-6 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/68825 | - |
dc.description.abstract | Os comportamentos sedentários têm sido associados à emergência de doenças crónicas, tais como a diabetes ou a hipertensão. Inversamente, a prática regular de atividades físicas tem um papel preponderante na promoção de um estilo de vida saudável, o que se evidencia por meio dos inúmeros benefícios físicos, psicológicos e sociais. Este estudo compreende uma revisão sistemática de estudos sobre os conhecimentos, as atitudes e prática de exercício físico dos/as estudantes universitários. De um modo geral, para medir a prática de exercício físico, os/as estudantes devem ser, essencialmente, questionados acerca da frequência (em número de dias por semana) da prática de exercício leve, moderado e vigoroso e acerca do número de horas por dia que passam sentados. As escalas de atitudes deverão direcionar-se para itens que incluam a falta de energia; falta de motivação; falta de recursos; falta de suporte e falta de tempo. As escalas de conhecimentos acerca do exercício físico deverão incluir itens acerca das recomendações acerca da prática de exercício físico e a relação entre exercício físico e as doenças. Estes resultados oferecem linhas orientadoras para a construção de escalas de medida padronizadas relativa aos conhecimentos, às atitudes e à prática de exercício físico. | por |
dc.description.sponsorship | Foundation for Science and Technology-FCT (Portuguese Ministry of Education and Science) (SFRH/BD/120758/2016). Fundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UIDB/00317/2020 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) | por |
dc.relation | SFRH/BD/120758/2016 | por |
dc.relation | UIDB/00317/2020 | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Atividade física | por |
dc.subject | Ensino Superior | por |
dc.subject | Prática de exercício | por |
dc.subject | Conhecimentos | por |
dc.subject | Atitudes | por |
dc.title | Instrumentos de avaliação de conhecimentos, atitudes e prática de exercício físico no Ensino Superior: uma revisão sistemática | por |
dc.type | bookPart | por |
oaire.citationStartPage | 142 | por |
oaire.citationEndPage | 150 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.bookTitle | Atividade física, lazer e saúde - perspetivas e desafios de investigação | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Capítulo - Revisão Sistemática - Exercício Físico.pdf | 561,75 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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