Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/688

TítuloUma proposta de ambiente de ensino distribuído
Autor(es)Carvalho, Carlos Miguel Miranda Vaz de
Data2001
Resumo(s)A recente transformação social, económica e cultural e a integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em todos os aspectos da vida actual tem implicações claras ao nível do Ensino sobretudo para as Instituições de Ensino Superior. Quando e de que forma introduzir o ensino/aprendizagem suportado por TIC nas Universidades tradicionais; qual a sua capacidade de adequação ao novo paradigma de ensino centrado no aluno; como promover o novo papel do professor - facilitador da aprendizagem; qual o papel destas Instituições na emergência dos campus virtuais? Estas são algumas das questões que estão em discussão em grande parte das Universidades e Politécnicos. O Ensino Distribuído [ED], como anteriormente o Ensino Aberto e/ou a Distância (EAD), já demonstrou ser um meio válido e eficiente de promover a aprendizagem para alunos impossibilitados de frequentar periodicamente acções de formação numa determinada instituição seja por razões geográficas, temporais ou mesmo de deficiência. A evolução tecnológica e pedagógica fez progredir o ED, tanto na quantidade de alunos abrangidos, quer na qualidade da formação oferecida. Do isolamento inicial, quebrado ocasionalmente por um contacto com o professor (normalmente por correio), evoluiu-se para um suporte assente em Redes Telemáticas capazes de proporcionar um nível de interacção com o professor e os outros colegas que conduzem ao estabelecimento de verdadeiras comunidades virtuais, geradoras de sinergias e de aprendizagem por contacto com os pares. Os alunos já não se encontram sozinhos no seu esforço de formação a distância. O trabalho de Doutoramento realizado pretende dar respostas a algumas das questões colocadas e demonstrar que a integração de Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Superior, como suporte de uma estratégia de complementaridade entre o Ensino Distribuído e o Ensino Presencial, pode, pelo menos em parte, solucionar alguns dos problemas. O trabalho apresentado parte da análise, concepção e implementação de um modelo de Ensino Misto (distribuído + presencial) assente num ambiente virtual capaz de prolongar o ambiente de ensino tradicional nos seus aspectos mais relevantes: promoção da informação, comunicação professor - alunos e alunos - alunos, aprendizagem, avaliação de conhecimentos, administração, etc... A implementação do protótipo no Departamento de Engenharia Informática do Instituto Superior de Engenharia do Instituto Politécnico do Porto e a avaliação do ambiente virtual de sala de aula numa disciplina do curso permitem extrapolar algumas conclusões sobre a metodologia adoptada e sobre a integração de TIC no Ensino Superior, tendo em devida atenção o caso muito particular do público-alvo atingido: alunos tecnologicamente motivados e já de certa forma experientes e capazes de intervir com conhecimento de causa no desenvolvimento e teste do modelo.
The recent social, economic and cultural change and the integration of Information and Communication Technologies in all aspects of modern life have clear consequences for Education, especially for Higher Education Institutions. When and how to introduce ICT supported teaching and learning in traditional Universities; how to adapt to the new learner-centered paradigm; how to promote the new role of the teacher-facilitator of learning; what is the role of these Institutions in the appearance of virtual campus? These are some of the questions currently debated in Universities and Polytechnics. Distributed Learning, like Open and Distance Learning before, is proving to be a valid and efficient way of promoting learning for students unable to attend face to face training or teaching actions in an Institution, for geographical, time or other reasons. The technological and pedagogical evolution caused the progress of Distributed Learning in the number of students and the quality of the offered courses. From the initial student isolation of Distance Learning, only broken from time to time with a contact with the teacher [by mail] we have evolved into an ICT support capable of providing such an interaction level between students and teachers that lead to establishing virtual learning communities, creating synergies and peer learning. Students are no longer alone in their distance learning or training effort. This PhD thesis intends to answer some of the questions asked and to demonstrate that the use of ICT in Higher Education as support to a strategy that integrates face to face and Distributed Learning can be part of the answer. The work departs from the analysis, design and implementation of a Mixed Learning Model, based on a virtual environment that extends the traditional environment in its most relevant aspects: information promotion, teacher – students communication, learning, knowledge evaluation, management, etc... The prototype implementation on the Computer Science Department of the Engineering School of the Porto Polytechnic and the evaluation of the results obtained in its application to a discipline allowed to draw conclusions about the adopted methodology and the integration of ICT n Higher Education.
TipoTese de doutoramento
URIhttps://hdl.handle.net/1822/688
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
DSI - Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação

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