Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/68678
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Evandro Salvador Alves de | por |
dc.contributor.author | Cunha, António Camilo | por |
dc.date.accessioned | 2020-12-22T11:48:41Z | - |
dc.date.available | 2020-12-22T11:48:41Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | Oliveira, E. & Camilo Cunha, A (2020). Educação Física Infantil: Influência dos heróis nas culturas (expressões) motoras das crianças. In. Oliveira, E. (Org). Educação Física, Infância e Saúde em discussão – Coletânea de Estudos 2. Minas Gerais. Navegando Publicação. pp.77-99 | por |
dc.identifier.isbn | 978-65-86678-46-8 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/68678 | - |
dc.description.abstract | O presente capitulo objetiva discutir o tema da Educação Física na Educação Infantil, especialmente questões relacionadas às influências dos heróis nas culturas lúdicas das crianças. Trata-se de uma investigação qualitativa, assente no caminho epistemológico, fenomenologico e hermeneutico. Tal caminho convocou a realidade e seus denomenos possiveis de serem explorados, interpretados e compreendidos, neste caso: as brincadeiras, os jogos, os dialogos, as relações entre pares e as atividades produzidas pelas crianças na escola Os recursos utilizados foram a observação participante, diario de campo, oficinas lúdicas. Constatamos que os heróis que povoam as telas digitais com as quais as crianças interagem, apresentam-se como personagens cheios de qualidades, belezas, histórias, poderes, imortalidades, astucias e modos de ser e agir que penetram no imanginario infantil e contribuem para a construção de pensamentos e significados bastante peculiares. Consideramos que a pesquisa pode ajudar na construção de um novo pensamento curricular no campo da Educação Física, nas primeiras idades. A necessidade de um novo curriculo que convoque a dimenção dialógica e criativa das crianças, apoiada nas novas realidades humanas – a técnica, a tecnologia, as mídias. A investigação mostrou a necessidade de uma nova praxis didática e pedagógica para o movimento nas primeiras idades. | por |
dc.description.sponsorship | Fundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UIDB/00317/2020 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Navegando Publicações | por |
dc.relation | UIDB/00317/2020 | - |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Educação Física Infantil | por |
dc.subject | Heróis | por |
dc.subject | Mídia | por |
dc.subject | Expressões Motoras | por |
dc.title | Educação Física Infantil: as influência dos heróis nas culturas (expressões) motoras das crianças | por |
dc.type | bookPart | por |
dc.relation.publisherversion | 10.29388/978-65-86678-46-8-0 | por |
oaire.citationStartPage | 77 | por |
oaire.citationEndPage | 99 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.bookTitle | Educação Física, Infância e Saúde em discussão – Coletânea de Estudos 2. | por |
oaire.citationEdition | 1 | por |
oaire.version | VoR | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Oliveira, Cunha Educação física infantil as influências dos heróis nas culturas.pdf | 13,79 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons