Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/68678

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Evandro Salvador Alves depor
dc.contributor.authorCunha, António Camilopor
dc.date.accessioned2020-12-22T11:48:41Z-
dc.date.available2020-12-22T11:48:41Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationOliveira, E. & Camilo Cunha, A (2020). Educação Física Infantil: Influência dos heróis nas culturas (expressões) motoras das crianças. In. Oliveira, E. (Org). Educação Física, Infância e Saúde em discussão – Coletânea de Estudos 2. Minas Gerais. Navegando Publicação. pp.77-99por
dc.identifier.isbn978-65-86678-46-8por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/68678-
dc.description.abstractO presente capitulo objetiva discutir o tema da Educação Física na Educação Infantil, especialmente questões relacionadas às influências dos heróis nas culturas lúdicas das crianças. Trata-se de uma investigação qualitativa, assente no caminho epistemológico, fenomenologico e hermeneutico. Tal caminho convocou a realidade e seus denomenos possiveis de serem explorados, interpretados e compreendidos, neste caso: as brincadeiras, os jogos, os dialogos, as relações entre pares e as atividades produzidas pelas crianças na escola Os recursos utilizados foram a observação participante, diario de campo, oficinas lúdicas. Constatamos que os heróis que povoam as telas digitais com as quais as crianças interagem, apresentam-se como personagens cheios de qualidades, belezas, histórias, poderes, imortalidades, astucias e modos de ser e agir que penetram no imanginario infantil e contribuem para a construção de pensamentos e significados bastante peculiares. Consideramos que a pesquisa pode ajudar na construção de um novo pensamento curricular no campo da Educação Física, nas primeiras idades. A necessidade de um novo curriculo que convoque a dimenção dialógica e criativa das crianças, apoiada nas novas realidades humanas – a técnica, a tecnologia, as mídias. A investigação mostrou a necessidade de uma nova praxis didática e pedagógica para o movimento nas primeiras idades.por
dc.description.sponsorshipFundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UIDB/00317/2020por
dc.language.isoporpor
dc.publisherNavegando Publicaçõespor
dc.relationUIDB/00317/2020-
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectEducação Física Infantilpor
dc.subjectHeróispor
dc.subjectMídiapor
dc.subjectExpressões Motoraspor
dc.titleEducação Física Infantil: as influência dos heróis nas culturas (expressões) motoras das criançaspor
dc.typebookPartpor
dc.relation.publisherversion10.29388/978-65-86678-46-8-0por
oaire.citationStartPage77por
oaire.citationEndPage99por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.bookTitleEducação Física, Infância e Saúde em discussão – Coletânea de Estudos 2.por
oaire.citationEdition1por
oaire.versionVoRpor
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Oliveira, Cunha Educação física infantil as influências dos heróis nas culturas.pdf13,79 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID