Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/68644

TítuloFormação Continuada e Desenvolvimento Profissional: um estudo com professores de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)
Autor(es)Maciel, Maridalva Cardoso
Silva, Carlos Manuel Ribeiro da
Cunha, António Camilo
Palavras-chaveFormação Continuada
Professores
Educação Física
Desenvolvimento Profissional
Data2019
EditoraEditora IFRN
CitaçãoMaciel, M. C., Silva, C., & Cunha, A. C. (2019). Formação Continuada e Desenvolvimento Profissional: um estudo com professores de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). In B. D. Silva, K. K. N. Chagas & S. R. P. Mendonça (Orgs.) Pós-Graduação e internacionalização: a experiência do IFRN com a Universidade do Minho/Portugal no doutoramento em Ciências da Educação (272-304). Natal, Brasil: Editora IFRN.
Resumo(s)A expansão da Rede Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (IFRN) e o surgimento de novas técnicas e tecnologias no ensino brasileiro fizeram com que a Educação Física e seus profissionais tivessem que se enquadrar nessa nova realidade. São precisos, assim, olhares formativos renovadores na graduação dos profissionais, mas também novos olhares para uma formação intemporal - a formação continuada. Neste contexto emergiu a pesquisa, tomando como referência o seguinte questionamento: quais as representações (conhecimentos, experiências e ideias) dos professores de Educação Física no contexto citado sobre a formação continuada e a sua relação com o desenvolvimento das ações pedagógicas propostas pela Proposta de Trabalho das Disciplinas do Ensino Médio (PTDEM) da disciplina Educação Física? Os resultados obtidos comprovam de maneira segura que tanto para o melhor desenvolvimento profissional quanto para as ações pedagógicas sugeridas no documento institucional PTDEM, os professores de Educação Física do IFRN necessitam de processos de Formação Continuada específica da disciplina, o que vai refletir na melhoria da qualidade de ensino e, consequentemente, em melhor aproveitamento e qualidade de vida dos alunos dos cursos técnicos integrados do ensino médio.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/68644
ISBN978-85-54885-26-7
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Maciel, Silva, Camilo Cunha. Formação continuada e desenvolvimento profissional.pdf349,16 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID