Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/68599

TítuloNecessidades de formação, formação contínua e auto-eficácia dos professores no Brasil, Portugal e Singapura
Outro(s) título(s)Teacher’s professional development needs, professional development and self-efficacy in Brazil, Portugal, and Singapore
Autor(es)Gomes, Vera Sofia Araújo
Orientador(es)Lopes, João A.
Oliveira, Célia Regina Gomes
Palavras-chaveAuto-eficácia
Formação contínua
Necessidades de formação
Professores
Nacionalidade
self-efficacy
Professional development activities
Professional development needs
Teacher
Nationality
Data2020
Resumo(s)Os professores desempenham um papel crucial no ensino e na aprendizagem tendo, por isso, de se manter a par dos desenvolvimentos de conteúdo da área em que leccionam, assim como das novas metodologias em ensino, através da participação em actividades de formação contínua. O presente estudo teve como principal objectivo analisar a relação entre a necessidade percebida de formação contínua, a participação em atividades de formação contínua, e a percepção de eficácia de professores. Pretendeu-se, ainda, compreender se a relação entre a necessidade de formação, a formação contínua e a percepção de eficácia é moderada pela nacionalidade dos participantes (Brasil, Portugal e Singapura). O estudo foi realizado com base nos dados do TALIS 2018 (OECD, 2019a), e envolveu 9210 professores: 2378 Brasileiros, 3585 Portugueses e 3247 Singapurenses. Foram testados dois modelos, um de regressão linear múltipla e um modelo de moderação. Os resultados mostram que: uma maior participação em actividades de formação contínua não se associa, sempre, a maior percepção de auto-eficácia dos professores; as políticas de participação em actividades de formação contínua existentes no país podem influenciar a percepção de auto-eficácia dos professores; e uma maior percepção de necessidades de formação associa-se a uma menor percepção de auto-eficácia por parte dos professores. Possíveis justificações para os resultados obtidos são discutidas.
Teachers play a crucial role in teaching and learning and therefore must keep abreast of developments in teaching content as well as new teaching methodologies through participation in professional development activities. The main objective of this study was to analyze the relationship between the perceived professional development needs, participation in professional development activities, and the perception of teachers' self-efficacy. It was also intended to understand whether the relationship between the professional development needs, participation in professional development activities and the perception of self-efficacy is moderated by the nationality of the participants (Brazil, Portugal, and Singapore). The study was conducted based on data from TALIS 2018 (OECD, 2019a), and involved 9210 teachers: 2378 Brazilians, 3585 Portuguese and 3247 Singaporeans. Two models were tested, one of multiple linear regression and one of moderation model. The results show that: greater participation in professional development activities isn’t always associated with a greater perception of teachers' self-efficacy; policies of participation in professional development activities in the country can influence the perception of teachers’ self-efficacy; and a greater perception of professional development needs is associated with a less perceived self-efficacy on the part of teachers. Possible justifications for the results obtained are discussed.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/68599
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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