Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/68564
Título: | Infância, Media e Educação Física no contemporâneo: as influências dos heróis nas culturas lúdicas das crianças |
Outro(s) título(s): | Childhood, Media and Physical Education in the contemporary: the influence of heroes in the playful cultures of children |
Autor(es): | Oliveira, Evandro Salvador Alves de |
Orientador(es): | Cunha, António Camilo |
Palavras-chave: | Crianças Identidades motoras Media Movimento Novas culturas Children Media Motor identities Movement New cultures |
Data: | 18-Jun-2020 |
Resumo(s): | Investigar o universo infantil é instigante, desafiador e emblemático. Conhecer e
compreender fenómenos que ocorrem na vida das crianças com intuito de produzir conhecimento é a
pretensão deste trabalho, que tem como objeto de estudo a criança na Educação Física Infantil e os
heróis dos media que influenciam suas culturas lúdicas. A investigação ocorreu com uma turma de
crianças entre 4 e 5 anos de uma escola pública municipal do Estado de Goiás, Brasil. Como
investigações científicas partem de um problema, que surge da sociedade e a ela pretende voltar (com
possíveis respostas), nesta tese o problema partiu da seguinte lacuna: os heróis que circulam nos
medias influenciam a cultura motora - práticas da Educação Física - das crianças de 4 e 5 anos da
Educação Infantil? Vários são os objetivos da pesquisa, mas o principal consistiu conhecer as
expressões motoras das crianças que acontecem na Pré-escola, a partir das interações que
estabelecem com os heróis dos media, e verificar se/como tal fenómeno aparece nas aulas de
Educação Física. É através das interações estabelecidas entre crianças, heróis e conteúdos da cultura
mediática que realidades objetivas e subjetivas foram captadas, a fim de serem transformadas em
conhecimento. Para tanto, o trabalho recorreu ao valor da ciência e das possibilidades de análises que
a corrente fenomenológica permite construir, com a intenção de aprofundar e conhecer fenómenos que
merecem ser “escavados” e mostrados como “coisas mesmas”. A tese é fruto de uma investigação
qualitativa, inspirada na etnografia e na imersão no cotidiano das crianças através de observações
participantes, oficinas/workshops lúdicos e construção de um diário de bordo – que permitiram
interpretar os dados sob duas vertentes: por um lado, a partir da análise de conteúdo, e, por outro
lado, pela análise do discurso. Convocamos, assim, a opção observacional (racional), fenomenológica e
hermenêutica, que estabeleceu a nossa matriz epistemológica. Consideramos, desse modo, a
objetividade, a subjetividade e a interpretação da criança, permitindo uma real aproximação com aquilo
que é vivenciado e interpretado em contextos (circunstâncias) distintos e momentâneos. A construção
teórica da tese contou com exemplares que compõem parte do acervo bibliográfico situado no campo
das Ciências Humanas, especialmente dos estudos da infância. As conclusões apontam que quando as
crianças brincam e compõem as suas culturas lúdicas, trazem a palavra do outro (dos heróis) para a
cadeia da comunicação verbal, e também para as suas práxis, que constroem nas suas relações
discursivas suscitadas nos contextos em que vivem. Foi possível compreender que os heróis não estão
apenas na televisão, eles estão “vivos” nas produções objetivas/subjetivas das crianças. As interações
entre crianças e personagens dos media, principalmente pelo viés da televisão, são capazes de
provocar um bombardeio de novas experiências lúdicas, de reproduções motoras cujas referências
passam a fazer parte do repertório psicomotor que a criança começa a construir desde muito pequena.
Defende-se a tese de que há uma nova cultura na escola (híbrida), a cultura dos media na
contemporaneidade, esta que, como outras culturas, sofre transformações de acordo com aspetos
relacionados ao homem, aos objetos, aos factos e, sobretudo, à temporalidade. Os media estão na
escola, assim como em outros espaços sociais. Se num primeiro momento eles foram olhados como
instrumentos de apoio didáticos e pedagógicos, começam agora a ser olhados (o desejo) como locus
de aprendizagem, conhecimento e sabedoria. Investigating the children's universe is thought provoking, challenging and emblematic. Knowing and understanding the phenomena that occurs in the lives of children in order to produce knowledge is the intention of this work, which has as its object of study the child in Physical Education and the heroes of the media that influence their playful cultures. The investigation took place with a class of children between 4 and 5 years old from a municipal public school in the state of Goiás, Brazil. Scientific investigations start from a problem that arises from society and intends to return to it (with possible answers), in this thesis the problem came from the following gap: Do the characters who circulate in the media influence the motor culture - Physical Education practices - of children from 4 to 5 year olds? There are several objectives of the research, but the main one consisted of understanding the motor expressions of children that happen in preschool, from the interactions they establish with the media characters, and to verify if / how such phenomenon appears in Physical Education classes. It is through the interactions established between children, heroes and contents of media culture that objective and subjective realities were captured in order to be transformed into knowledge. To this end, the work resorted to the value of science and the possibilities of analysis that the phenomenological current allows to build, with the intention of deepening and understanding the phenomena that deserves to be excavated and shown as "same things". The thesis is the result of a qualitative research, inspired by ethnography and the daily immersion of children through participant observations, playful workshops and the construction of a logbook - which allowed us to interpret the data in two ways: on the one hand, from content analysis, and, on the other hand, through discourse analysis. The choice for phenomenology was due to this epistemological matrix to consider the subjectivity of the child, allowing a real approximation with what is experienced and interpreted by people in different and momentary contexts. The theoretical construction of the thesis had copies that form part of the bibliographic collection located in the field of Human Sciences, especially childhood studies. The conclusions point that when children play and make up their playful cultures, they bring the other's word (from the heroes) to the chain of verbal communication that they build in their discursive relationships in the contexts in which they live. It was possible to understand that heroes are not only on television, they are “alive” in the subjective productions of children. The interactions between children and media characters, mainly through television bias, are capable of provoking a bombardment of new playful experiences, of motor reproductions whose references become part of the psychomotor repertoire that the child begins to build from an early age. We also noticed a new culture in the school (hybrid), the media culture in contemporary times, which, like other cultures, undergo transformations according to aspects related to man, objects, facts and, above all, to temporality. The media is in school, as in other social spaces. If at first they were seen as didactic and pedagogical support instruments, they are now beginning to be looked at (desire) as loci of learning, knowledge and wisdom. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de Doutoramento em Estudos da Criança (Especialidade em Educação Física e Saúde Infantil) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/68564 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Evandro Salvador Alves de Oliveira.pdf | 5,92 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons