Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/68440

TítuloRedes digitais e a integração brasileira em Portugal: reflexões teórico-metodológicas
Autor(es)Sousa, Helena
Andrade, Dalvacir
Palavras-chaveImigração brasileira em Portugal
Redes digitais
Teoria ator-rede
YouTube
DataDez-2020
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
CitaçãoAndrade, D. & Sousa, H. (2020). Redes digitais e a integração brasileira em Portugal: reflexões teórico-metodológicas. In Z. Pinto-Coelho; T. Ruão & S. Marinho (Eds.), Dinâmicas comunicativas e transformações sociais. Atas das VII Jornadas Doutorais em Comunicação & Estudos Culturais (pp. 52-71). Braga: CECS.
Resumo(s)No âmbito da atual fase de imigração brasileira em Portugal, multiplicam- -se canais de vídeo, comunidades, perfis, entre outros espaços online conduzidos por brasileiros, com foco em informações sobre o país europeu. Disseminam-se produções realizadas por pessoas fora do circuito comercial, profissional ou institucional, que, entretanto, constituem uma considerável rede de comunicação e informação. Nessa perspectiva, compreendendo a relevância das iniciativas promovidas por ações de sujeitos não-institucionais no contexto da sociedade em rede, propõe-se a investigação doutoral em Ciências da Comunicação, provisoriamente intitulada “Redes digitais e a integração brasileira em Portugal”. A pesquisa pretende analisar ações comunicacionais realizadas na plataforma de vídeos YouTube e se delimitará a canais de imigrantes brasileiros voltados para conteúdos sobre Portugal. Neste artigo, busca-se refletir sobre as bases para uma fundamentação teórico- metodológica que oriente a referida investigação. Nesse sentido, apresenta- se pressupostos da actor-network theory (ANT) (teoria ator-rede [TAR]) no intuito de observar a sua pertinência epistemológica e metodológica para o estudo em desenvolvimento. A ANT nivela topologicamente sujeitos e objetos (atores humanos e não humanos) e propõe a descrição e análise dos rastros produzidos pelas associações entre mediadores e intermediários. Os fundamentos dessa teoria representam uma alternativa ao funcionalismo presente em muitos estudos de comunicação e mídia, constituindo um repertório apropriado e relevante para análises de processos comunicacionais em redes digitais.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/68440
e-ISBN978-989-8600-92-9
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings
DCC - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2020_Andrade_Sousa_Redes-digitais-integracao-brasileira.pdf145,18 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID