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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMartins, Cristiane Venancio de Oliveirapor
dc.contributor.authorRuão, Teresapor
dc.contributor.authorDuarte Melo, Anapor
dc.date.accessioned2020-12-02T16:14:31Z-
dc.date.available2020-12-02T16:14:31Z-
dc.date.issued2020-12-
dc.identifier.citationMartins, C. V. O., Ruão, T. & Duarte Melo, A. (2020). Política de comunicação: veneno ou remédio? Um olhar sob a perspetiva da comunicação organizacional. In Z. Pinto-Coelho; T. Ruão & S. Marinho (Eds.), Dinâmicas comunicativas e transformações sociais. Atas das VII Jornadas Doutorais em Comunicação & Estudos Culturais (pp. 328-349). Braga: CECS.por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/68406-
dc.description.abstractVivemos em um mundo aparelhado, onde as organizações têm relação plural com as atividades do cotidiano. Como organismos vivos, as organizações se comunicam e desenvolvem ações baseadas em filosofias e políticas, que vão orientar seus relacionamentos. Os padrões de comunicação das organizações têm implicações diretas na construção da sua imagem diante de seus públicos. Um instrumento que apoia e direciona a produção do sentido no contexto de uma organização é a política de comunicação organizacional, que pode ser caracterizada como a formalização ou a sistematização das possibilidades das suas ações de comunicação. Entendemos ainda que as composições de significado no contexto de uma organização, atualmente, têm como um de seus principais objetivos a colaboração para a construção de uma imagem com sentido para os seus públicos. Estas construções, totalmente atravessadas por aparelhagem tecnológica, buscam um troféu: a atenção do internauta. A política de comunicação organizacional pode ser um importante instrumento para isso, pois vivemos a era da economia da atenção. Com a liberdade permitida pela proposta de um ensaio, recorremos a conceitos e a relações entre conceitos (Almeida & Pinto, 1972) para elucubrar sobre a real utilidade de uma política de comunicação organizacional. Será um remédio para resolver os problemas de comunicação? Ou será um veneno, que vai tirar a criatividade dos processos comunicacionais de uma organização? Certamente, é importante refletirmos sobre o fato de que as práticas simbólicas organizacionais podem ser direcionadas e que sempre haverá vantagens e desvantagens a partir dos discursos da organização.por
dc.description.sponsorshipEste trabalho é apoiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UIDB/00736/2020.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00736%2F2020/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectOrganizaçãopor
dc.subjectPolítica de comunicação organizacionalpor
dc.titlePolítica de comunicação: veneno ou remédio? Um olhar sob a perspetiva da comunicação organizacionalpor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.cecs.uminho.pt/publicacoes/livros/?cat=ataspor
oaire.citationConferenceDate14 Out. -15 Out. 2019por
sdum.event.titleVII Jornadas Doutorais em Comunicação & Estudos Culturaispor
sdum.event.typejourneyspor
oaire.citationStartPage328por
oaire.citationEndPage349por
oaire.citationConferencePlaceBraga, Portugalpor
dc.identifier.eisbn978-989-8600-92-9por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
sdum.conferencePublicationDinâmicas comunicativas e transformações sociais. Atas das VII Jornadas Doutorais em Comunicação & Estudos Culturaispor
oaire.versionVoRpor
Aparece nas coleções:CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings
DCC - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings

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