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TítuloSentimento de proteção em relação ao HIV/AIDS: o que dizem estudantes do ensino médio de Manaus (Amazonas, Brasil)
Autor(es)Miranda, Pedro R.M.
Araújo, Cleuza Suzana O.
Vilaça, Teresa
Magalhães-Júnior, Carlos Alberto O.
Carvalho, Graça Simões de
Palavras-chavePrevenção
Infeção sexualmente transmissível
SIDA
AIDS
Data2019
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)
CitaçãoMiranda, P. R. M., Araújo, C. S. O., Vilaça, T., Magalhães-Júnior, C. A. O., & Carvalho, G. S. (2019). Sentimento de proteção em relação ao HIV/AIDS: o que dizem estudantes do ensino médio de Manaus (Amazonas, Brasil). In T. Vilaça, A. C. B. Maia, C. R. Rossi, F. Teixeira, I. Chagas, I. Martins, P. R. M. Ribeiro, & P. O. S. P. Mendes (Eds.), Interação, Interdependência e Interseccionalidade em Sexualidade e Educação Sexual: (In)visibilidades e desafios em investigação e prática (pp. 131–142). Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)
Resumo(s)Atitudes de combate e prevenção ao HIV/AIDS não resultam somente de informações e conhecimento científicos sobre o HIV e a AIDS. O objetivo desse estudo foi compreender o sentimento de proteção e/ou vulnerabilidade de estudantes em relação ao HIV/AIDS. Participaram da pesquisa 72 estudantes do Ensino Médio (média de 16,8 anos) de duas escolas de Manaus – AM, que responderam a um questionário. Para este trabalho, foram analisadas apenas duas questões sobre o sentimento de proteção em relação a AIDS. A maioria dos estudantes se sente protegida, porque utilizam métodos de prevenção, usam ou têm intenção de fazer uso do preservativo, acreditam que as informações são suficientes e não convivem com pessoas que possuem a doença. Os que não se sentem protegidos afirmam entre outros, não saber quem possui AIDS e que, há outros meios de transmissão do HIV. O sentimento de proteção ou vulnerabilidade ao HIV/AIDS depende de vários fatores, dentre esses, o conhecimento é importante para a conscientização e atitudes de prevenção contra a HIV/AIDS, mas não é o único e nem o mais importante.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/68078
ISBN978-989-8952-06-6
Versão da editorahttp://www.ciec-uminho.org/
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

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