Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/67804

TítuloFeedback dos alunos: uma ferramenta utilizada pelos professores universitários para melhorar o ensino?
Outro(s) título(s)Students’ feedback: a tool used by college teachers to improve teaching?
Autor(es)Almeida, Ronei Viana de
Orientador(es)Rosário, Pedro
Cunha, Jennifer
Palavras-chaveFeedback dos alunos
Melhoria do ensino
Modelo autorregulatório
Professores universitários
Students’ feedback
Improved teaching
Self-regulatory model
College teachers
Data2020
Resumo(s)O feedback dos alunos para os professores universitários tem sido considerado uma ferramenta importante de recolha formal de informação da percepção dos alunos acerca da qualidade de ensino. Estudos prévios indicaram que a tipologia de feedback recebida influencia a utilização dessa informação. Porém, pouco se sabe sobre como os professores gerem o processo de feedback dos estudantes no seu ensino. O objetivo desta proposta de investigação é o de compreender como os professores universitários preparam o processo de recolha formal de feedback dos alunos; como recolhem, avaliam e utilizam esta informação para melhorar a qualidade de seu ensino. Para isso, o modelo autorregulatório de Zimmerman, constituído por três fases, será utilizado como quadro teórico de referência. Trinta professores universitários serão entrevistados individualmente através de uma entrevista semi-estruturada. Os dados serão analisados através da análise temática. É expectável que os resultados desta investigação possam alargar o conhecimento acerca da forma como os professores universitários gerem o feedback dos alunos para melhorar o seu ensino através da utilização das três fases do modelo autorregulatório. Estes resultados poderão conduzir ao desenvolvimento de programas de capacitação de professores universitários acerca do processo autorregulatório envolvido no uso de feedback dos alunos no seu ensino.
Students’ feedback to college teachers has been considered an important tool for formally gather information on students' perceptions about the quality of teaching. Previous studies have indicated that the type of feedback received influences the use of this information. However, little is known about how teachers manage the students’ feedback process in their teaching. The purpose of this research proposal is to understand how college teachers prepare the process of formal collection of students’ feedback; how they collect, evaluate and use this information to improve the quality of their teaching. For this, Zimmerman's self-regulatory model, consisting of three phases, will be used as a theoretical framework. Thirty university professors will be interviewed individually through a semi-structured interview. The data will be analyzed through thematic analysis. It is expected that the results of this investigation can broaden our knowledge about the way in which college teachers manage students’ feedback to improve their teaching through the use of the three phases of the self-regulatory model. These results may lead to the development of training programs for university about the self-regulatory process involved in the use of students’ feedback in their teaching.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoProjeto de mestrado em Temas de Psicologia da Educação
URIhttps://hdl.handle.net/1822/67804
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Projeto Mestrado.pdf501,28 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID