Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/6767
Título: | A avaliação das aprendizagens no contexto das actividades laboratoriais : influências de uma acção de formação nas concepções de professores de biologia e geologia |
Outro(s) título(s): | Teachers' evaluation of students' learning from laboratory activities : influence of an in-service course on biology and geology teachers’ conceptions |
Autor(es): | Vieira, Carla Maria Moutinho |
Orientador(es): | Dourado, Luís Gonzaga Pereira |
Data: | 28-Jul-2006 |
Resumo(s): | A avaliação é um processo complexo, não só pela sua natureza, como também pelas
implicações que tem na vida pessoal e familiar dos alunos. Por outro lado, a avaliação deve ser
consistente com as práticas docentes dos professores. No que respeita às actividades laboratoriais, a
investigação mostra que as práticas avaliativas se caracterizam pela implementação de actividades
cujo objectivo é reforçar conhecimentos previamente apresentados. A avaliação das aprendizagens
correspondentes é efectuada, predominantemente, com base em relatórios e testes escritos, o que
conduz a uma sobrevalorização de aspectos conceptuais em detrimento dos procedimentais e
atitudinais. A alteração deste status quo, implica, imprescindivelmente, uma mudança das concepções
dos professores, relativas à avaliação das aprendizagens associadas à componente laboratorial, que se
traduzam em modificações das respectivas práticas.
Neste contexto, foram objectivos desta investigação, caracterizar concepções e práticas de
professores de Biologia e Geologia, relativas à utilização e avaliação das actividades laboratoriais, e
analisar o impacte de uma acção de formação nessas mesmas concepções. A investigação envolveu
um estudo pré-experimental, com pré e pós-teste e um grupo de nove professores. A recolha de dados
foi efectuada através de uma entrevista aplicada antes e depois da formação, a cada um dos
professores, individualmente.
Os resultados obtidos revelam que as concepções e práticas destes professores, relativamente às
actividades laboratoriais, correspondem à realização de actividades, na maior parte dos casos,
fechadas e do tipo ilustrativo, que enfatizam a manipulação de materiais e instrumentos. A avaliação
preconizada para essas aprendizagens, incide em conteúdos conceptuais e procedimentais, do tipo
manipulativo, concretizando-se através de testes de papel e lápis e relatórios tradicionais, assim como,
de técnicas de observação, normalmente, não estruturada. Após a formação, constatou-se uma
evolução positiva nas concepções dos professores, quer sobre o modo de implementação das
actividades laboratoriais, quer na clarificação e enumeração de conteúdos e instrumentos de avaliação
a elas associados. Os resultados obtidos perspectivam ainda, alterações nas suas práticas futuras de
avaliação, pois os professores sentem-se mais confiantes nas suas competências profissionais. Evaluation is a complex procedure due not only to its nature but also to its implications on students’ personal and professional lives. On the other hand, students’ evaluation should be consistence with their own teachers’ teaching practices. As far as laboratory activities are concerned, research has shown that teachers’ practices are characterised by the us of recipe-like laboratory activities that aim reinforcing conceptual knowledge previously taught to the students. Consequently, the evaluation of students’ learning is mainly based in written tests and laboratory reports, which emphasise data collection on conceptual knowledge over procedural and attitudinal knowledge. Any overdue change in this status quo, demands a transformation of teachers’ conceptions towards an adequate balance between conceptual knowledge, on one hand, and procedural and attitudinal knowledge, on the other hand. Within this framework, the objectives of this research study are: to describe Biology/Geology teachers’ conceptions and practices regarding both the use of laboratory activities and the evaluation of students’ learning associated with laboratories activities; to analyse the impact of in-service science teacher education course on those conceptions. To attain the objectives of this study, a pretest-posttest pre-experimental design was settled up a group, with nine Biology and Geology teachers. The data gathering was carried out through personal interview, before and after the teacher education course. The results of this study show that before the course the participants in the study held conceptions about the use of laboratory activities that were consistent with the use of close and illustrative activities, which aimed at promoting manipulating skills. In addition, they seemed to value the evaluation of conceptual and procedural knowledge and to select written tests, laboratory reports and unstructured observation to assess students’ acquired knowledge. After the course, an effective evolution on teachers’ conceptions on ways of using laboratory activities as well as on how to assess students learning was noticed. In addition, the results of the study enable the anticipation of changes in teachers’ future practices, as they were feeling more confident on their professional competences. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação mestrado em Educação - Área de Especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino das Ciências. |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/6767 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese Final.pdf | 1,73 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |