Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/67589

TítuloConstrução de um programa de intervenção para o desenvolvimento positivo na fase final da adolescência: Competência: Ser+
Outro(s) título(s)Design of a group intervention program for positive development in late adolescence: Competence: To be+
Autor(es)Alves, Ana Rita Azevedo
Orientador(es)Freire, Teresa
Palavras-chaveAdolescência tardia
Desenvolvimento Positivo
Intervenção em grupo
Psicologia positiva
Group intervention
Late adolescence
Positive development
Positive psychology
Data2020
Resumo(s)Atualmente, a intervenção psicológica para a promoção da saúde mental dos adolescentes não pode ser apenas focada na prevenção ou mitigação do desenvolvimento de trajetórias de vida desadaptativas. Assim, os programas de intervenção em grupo devem ser oportunidades de otimização e investimento de competências potenciadoras da adaptação dos jovens aos seus contextos atuais e futuros e promotoras do seu desenvolvimento positivo. Neste sentido, criou-se o programa de intervenção em grupo para a promoção do desenvolvimento positivo de adolescentes tardios (10º-12º anos), intitulado de “Competência: Ser+”. Este faz parte de um projeto mais alargado de promoção de competências em jovens, o “Projeto: Ser+” integrado nas Academias Gulbenkian do Conhecimento. O programa de intervenção “Competências: Ser+” tem a duração de dez sessões de 90 minutos e é destinado a ser implementado com grupos de 6 a 10 participantes. Com este é expectável aumentar o conhecimento dos adolescentes em relação às suas características positivas; desenvolver resiliência, adaptabilidade, capacidade de resolução de problemas e pensamento crítico e fornecer-lhes recursos para serem agentes ativos na promoção do seu desenvolvimento positivo. Estes resultados serão medidos a partir do impacto do programa na autoestima, bem-estar psicológico, satisfação com a vida e no nível de competências sociais e emocionais dos participantes. Deste modo, esta investigação visa ser um passo inicial de criação de um programa de intervenção baseado em evidências empíricas para que este seja futuramente, utilizado como intervenção em contextos escolares, comunitários ou de lazer de desenvolvimento de adolescentes tardios.
Nowadays, intervention programs to promote the mental health of adolescents can’t be only focused on the prevention or mitigation of the development of maladaptive life trajectories. Thus, using and taking advantage of the group environment, intervention programs should be opportunities to optimize skills that contribute to the adaptation of young people to their current and future contexts and promote their positive development. With this in mind, a group intervention program entitled “Competence: To be+” was created in order to promote the positive development of late adolescents. This program is part of a broader project to promote skills among young people, the “Project: To be+” integrated in the Gulbenkian’s Academies of Knowledge. The “Competence: To be+” intervention program has ten 90 minutes’ sessions and is intended to be implemented with groups of 6 to 10 participants. With its implementation, it’s expected to increase the adolescents' knowledge regarding their positive characteristics; develop resilience, adaptability, problem solving and critical thinking skills and provide resources so they can become active promoters of their own positive development. These results will be measured based on the impact on the program on the participants self-esteem, psychological well-being, satisfaction with life and on their level of social and emotional skills. This research aims to be the is the initial step towards the creation of an evidence-based intervention program that in the future will be used as an intervention in school, community or leisure contexts of late adolescents.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/67589
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIPsi - Dissertações de Mestrado

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