Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/67543

TítuloAdaptação ao stress em estudantes do ensino superior de psicologia
Outro(s) título(s)Stress adaptation in psychology college students
Autor(es)Costa, Alexandra Filipa Gomes da
Orientador(es)Gomes, A. Rui
Palavras-chaveAvaliação cognitiva
Burnout
Estudantes do ensino superior
Stress
Cognitive appraisal
College students
Data2020
Resumo(s)Este estudo analisou a adaptação ao stress em estudantes do ensino superior, considerando o papel da avaliação cognitiva na relação entre stress e burnout, durante a época de testes. Participaram, no estudo, 187 estudantes de uma universidade do norte do país, 154 do sexo feminino (82.4%) e 32 do sexo masculino (17.1%), com idades entre os 17 e os 41 anos (M = 20.72 anos; DP = 3.28). O protocolo de avaliação incluiu um Questionário Sociodemográfico, o Questionário de Stress em Estudantes, a Escala de Avaliação Cognitiva e a Medida de Burnout de Shirom-Melamed. Os resultados demonstraram que 55.6% dos estudantes percecionaram elevado stress, sendo derivado, essencialmente, das avaliações académicas e do excesso de trabalho, e que a avaliação cognitiva mediou a relação entre stress e burnout. Em síntese, estes resultados confirmam a importância dos processos de avaliação cognitiva na compreensão da adaptação ao stress junto dos estudantes do ensino superior.
This study analyzed the adaptation to stress in college students, considering the role of cognitive appraisal in the relationship between stress and burnout, during the midterm exam season. Participated in the study 187 students from a northern university, 154 female (82.4%) and 32 male (17.1%), aged between 17 and 41 years (M = 20.72 years; SD = 3.28). The evaluation protocol included a Sociodemographic Questionnaire, the Student Stress Questionnaire, the Cognitive Appraisal Scale, and the Shirom-Melamed Burnout Measure. The results showed that 55.6% of the students perceived high stress, being essentially derived from academic assessments and overwork, and that cognitive appraisal mediated the relationship between stress and burnout. In summary, these results confirm the importance of cognitive appraisal processes in understanding the adaptation to stress among college students.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/67543
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIPsi - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO_Alexandra_Costa.pdf866,72 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID