Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/6724

TítuloCriação de falsas memórias : diferenças individuais
Outro(s) título(s)False memory creation : individual differences
Autor(es)Pandeirada, Josefa das Neves Simões
Orientador(es)Albuquerque, Pedro Barbas
Data9-Fev-2006
Resumo(s)O presente trabalho enquadra-se no interesse que surgiu nos últimos 30 anos sobre o tema das distorções da memória, interesse este que teve subjacentes preocupações de ordem teórica e prática. A nível teórico, a compreensão do processo de ocorrência das distorções de memória permite um melhor conhecimento do funcionamento normal da memória humana. A nível prático, as implicações deste fenómeno são amplas, como nas áreas do testemunho ocular e da psicologia clínica. É então fundamental compreender quais os factores e técnicas que promovem a distorção da memória de um modo global, assim como da memória autobiográfica. Neste último caso, os estudos têm mesmo demonstrado a possibilidade de implantar memórias para eventos da infância que nunca ocorreram. Este dado assume maior relevância atendendo às denúncias que têm ocorrido nos últimos anos sobre a criação de falsas memórias para situações de abuso na infância e que têm consequências devastadoras, não só a nível pessoal como também social. Dois conjuntos de variáveis têm sido estudadas na criação de distorções da memória: variáveis externas e variáveis internas às pessoas. No primeiro caso, incluem-se aspectos como a pressão exercida para que um evento seja recordado ou a utilização de técnicas usualmente utilizadas em contextos práticos, como a recriação imagética dos eventos. No segundo caso, tem sido considerada a importância que as variáveis individuais (demográficas, cognitivas ou da personalidade) poderão ter na maior predisposição para cometer erros de memória ou aceitar sugestões externas. Um outro tema de estudo relativo às distorções da memória surgido recentemente refere-se à procura de uma assinatura que permita, quer do ponto de vista de quem recorda a informação, quer do ponto de vista do observador, distinguir uma memória referente a um episódio verídico de uma falsa memória falsa. Pretendemos com este trabalho contribuir para o corpo de conhecimento sobre as distorções da memória, em particular sobre a implantação de falsas memórias. Assim, investigamos a possibilidade de implantar uma falsa memória relativa a um evento da infância dos participantes. Exploramos três factores que podem influenciar o envolvimento dos participantes na elaboração de possibilidades de ocorrência do episódio sugerido, assim como no desenvolvimento de falsas memórias, nomeadamente: a instrução de recriação imagética do evento, o número de vezes que é solicitado aos participantes que relatem o episódio e o acesso a auto-conhecimento relacionado com o evento sugerido. Procuramos identificar as variáveis individuais que se relacionam com a tentativa de recordar o episódio sugerido e mesmo com a criação da falsa memória e a tal assinatura que permita diferenciar uma memória verídica de uma falsa. Relativamente aos episódios verídicos questionados, verificamos que os participantes recordaram a quase totalidade dos mesmos, não tendo a recriação imagética ou o número de entrevistas realizado influenciado a recordação destes episódios. Quanto ao episódio falso, verificamos que algumas das nossas variáveis determinaram o modo como os participantes o descreveram, assim como a criação de uma memória para o mesmo. Assim, verificamos que a instrução de recriação imagética promoveu o envolvimento dos participantes na elaboração de possibilidades de ocorrência do episódio assim como a criação de falsas memórias. Concretamente, cerca de 32% dos participantes do grupo que foi instruído a recriar imageticamente o episódio (grupo IRI) construiu uma falsa memória, o que ocorreu em cerca de 13% dos casos no grupo que não recebeu esta instrução (grupo NIRI). Também a existência de uma experiência real de perda na infância dos participantes promoveu um maior envolvimento dos participantes na descrição do episódio sugerido, mas apenas no grupo NIRI. Quanto à criação de falsas memórias, averiguamos que esta foi mais frequente entre os participantes que viveram uma experiência na sua infância semelhante à sugerida. Nos restantes casos, a instrução de recriação imagética proporcionou a ocorrência de mais falsas memórias. Quanto ao acesso a auto-conhecimento relacionado com o episódio sugerido, sugerimos que o tratamento desta variável seja diferenciado atendendo ao conteúdo da informação referida, ou seja, se este era consistente ou inconsistente com a possível ocorrência do episódio sugerido. Verificamos que o acesso a informação consistente com o evento se correlacionou positivamente com o envolvimento na descrição do episódio sugerido, mas apenas no grupo NIRI. Já para a totalidade dos casos, constatamos que a referência a este tipo de informação na primeira entrevista influenciou a criação de falsas memórias. Notamos ainda que, na maior parte destas ocorrências, os participantes referiram auto-conhecimento consistente com o evento. Verificamos ainda que algumas variáveis individuais se correlacionaram com o envolvimento na descrição do episódio falso, tendo estas sido distintas para os grupos NIRI e IRI. Foi ainda possível a construção de modelos de previsão sobre a ocorrência das falsas memórias. Variáveis individuais da personalidade, relativas ao modo de relacionamento interpessoal, correlacionaram-se com a produção de possibilidades de descrição do episódio. Estas variáveis contribuem ainda para a previsão do acesso a auto-conhecimento. De um modo global, a qualidade da descrição da falsa memória foi pobre, diferenciou-se mais notoriamente da descrição dos episódios verídicos na primeira entrevista, tendo a descrição dos dois tipos de episódio sido similar na segunda entrevista. Já a qualidade da recordação dos episódios foi claramente distinta favorecendo os episódios verídicos. Assim, do ponto de vista do observador não existem indícios que permitam identificar claramente se o participante está a relatar uma memória verídica ou falsa ocorrendo o oposto na perspectiva de quem os recorda. As variáveis instrução de recriação imagética e número de entrevistas não foram, de um modo global, influentes na descrição e recordação dos episódios. Do mesmo modo, a vivência de uma situação semelhante à sugerida não influenciou de modo significativo qualquer dos aspectos avaliados. Os resultados obtidos são discutidos à luz das várias abordagens teóricas sobre as distorções da memória. Salientamos nesta discussão a importância de atender ao tipo de acesso a auto-conhecimento e propomos a sua possível influência nas diferentes etapas da construção da falsa memória. A existência de situações semelhantes à sugerida na história autobiográfica dos participantes, que não tem sido averiguada de um modo constante noutros trabalhos, merece igualmente atenção. Consideramos ainda que o efeito provocado pela instrução de recriação imagética se sobrepôs à influência destes dois últimos aspectos, pelo que esta parece ser uma variável fundamental na criação de distorções de memória. Finalmente, propomos um estudo mais sistemático sobre papel desempenhado pelas variáveis individuais nos erros de memória.
A great interest has been devoted to the memory distortion issue over the last 30 years. Theoretical as well as practical concerns underlie this interest. From the theoretical point of view, researchers are trying to understand the processes behind the occurrence of memory distortions in order to extend our knowledge about the general functioning of human memory. From the practical point of view, this issue may be applied to the eyewitness subject and to the psychotherapeutic context. This last issue is very important considering the large number of cases, revealed over the last years, of false memories for childhood abuse. The personal, familiar and social costs of these situations are incalculable. The investigation of these cases revealed that some of these memories were recovered on a psychotherapeutic context, where specific techniques were used, such as the repeated suggestion for the occurrence of the event. Therefore it is crucial to identify the variables and techniques that promote general memory distortions as well as autobiographical memory distortions. Two kinds of variables have been considered on the literature about memory distortions, namely external and personal variables. The social and interview demands for people to recall information about an event or the use of specific techniques, like guided imagery, are some of the external factors explored in memory distortions. Some of the internal variables considered on the literature include demographic aspects, and cognitive and personality variables. Another frequent issue on the literature is the search for a signature that would allow us to distinguish a true from false memory, either from the perspective of the observer or from the perspective of the person who is recalling the information. The present work aims to contribute to the knowledge about false memories, particularly about false memory creation. In particular, we investigate the possibility to implant a false memory of a childhood event on a Portuguese sample of young adults. The roles of three variables that may influence the false memory implantation are investigated: the instruction to make a mental recreation of the suggested event, the number of times participants recall the false event, and the access to relevant self-knowledge. Furthermore, we aim to look for a "signature" that may allow us to distinguish a false memory from a true memory. Finally, we explore a set of individual differences that may be related both to the creation of false memories and to the access to relevant self-knowledge. Participants recalled almost all of the true events presented to them. The guided imagery instruction and the number of interviews had no effect on the number of true events recalled. Considering now the false event, some of the variables under investigation influenced the way participants described the suggested event as well as the false memory creation. The participants that were instructed to make an imagery recreation of the false event (group IRI) described more possibilities about the suggested event and created more false memories for it. Actually, in this group, about 32% of the participants created a false memory whereas only 13% of those who did not receive this instruction (group NIRI) created a false memory. Participants from group IRI also made a more detailed description than those who did not receive this instruction. The occurrence of a similar event on the participant s childhood also influenced the way participants described the false event, but only on group NIRI. False memory creation was also more frequent for participants who lived a similar event on their childhood. For participants who did not have this experience, mental recreation fostered the occurrence of false memories. In the present study, we suggest a different approach to the access to relevant selfknowledge; an approach that has not been usually considered on the literature. In particular, we propose that the specific content mentioned by the participant should be considered (e.g. whether the information is consistent or inconsistent with the suggested event). In the present study, the access to consistent self-knowledge was positively correlated with attempts to recall the false event, but only for the group NIRI. The global reference to self-knowledge influenced the false memory creation. In the majority of these cases, participants mentioned self-knowledge consistent with the suggested event. Some of the individual variables measured were correlated with the attempt to recall the false event. Also, some of these variables allowed us to make prediction models about the participants who are more likely to create a false memory. In these models, different variables were considered for the groups NIRI and IRI. Individual variables were also correlated with the kind of relevant information about the suggested event mentioned by participants. A prediction model about who is more likely to access relevant self-knowledge was also generated. In general, participants described the false event with a small number of details, and the narratives were generally considered poor by direct observation. The descriptions of false events were different from the ones obtained for the true events mainly on the first interview. The experience of recalling these two types of events was clearly different. Therefore, from an observer point of view it seems very difficult to distinguish a true from a false memory, especially in the second interview. However, the opposite occurred from the perspective of who is recalling the events. No reliable influence of the number of interviews, of the instruction to make a mental imagery recreation of the event, or of the occurrence of a similar experience on the participant s childhood was observed on the quality of the memory recall or on the description of the false event. The same was observed in the true events for the first two variables although the imagery recreation increased the quality of the description. The results are discussed considering the theoretical perspectives about memory distortions. In this discussion, we stress the importance of taking into account the type of selfknowledge referred to, and we also propose its possible influence in each step of the process of the false memory creation. The existence of similar experiences in the participant s autobiographical history should also be considered more carefully in other studies. The present results also suggest that the mental imagery creation overlapped with the influence of the access to self-knowledge and with the influence of a previous experience similar to the one suggested. Finally, we propose a more systematic study about individual variables and memory distortions.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Psicologia Experimental e Ciências Cognitivas.
URIhttps://hdl.handle.net/1822/6724
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
anexos.pdf23,56 MBAdobe PDFVer/Abrir
Tese Dout Criacao falsas memorias_Pandeirada 2005.pdf102,77 MBAdobe PDFVer/Abrir
Capas.pdf25,83 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID