Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/6696

TítuloPrevenção do abuso de substâncias nos manuais portugueses
Autor(es)Dantas, Catarina
Gonçalves, Artur
Carvalho, Graça Simões de
Palavras-chavePrevenção
Toxicodependência
Manuais escolares
Data16-Mai-2007
EditoraUniversidade do Minho. Instituto de Estudos da Criança (IEC)
CitaçãoPEREIRA, B. ; CARVALHO, G. S. ; PEREIRA, V., ed. lit. – “Novas realidades, novas práticas : actas do Seminário International de Educação Física, Lazer e Saúde, 3, Braga, Portugal, 2007” [CD-ROM]. Braga : Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho, 2007.
Resumo(s)Com o presente trabalho pretende-se verificar se os manuais respeitam as orientações do programa nacional e analisar o tipo de abordagem no âmbito da Educação para a Saúde subjacente à prevenção da toxicodependência. Os resultados mostram que a problemática da droga é abordada de forma incipiente no 1º Ciclo do Ensino Básico (1º e 3º anos) e no Ensino Secundário (10º ano). No 2º e 3º Ciclos do EB (6 º e 9º anos) essa abordagem é mais completa e profunda mas circunscreve-se aos dois anos referidos. A abordagem dos manuais escolares à problemática (imagem e texto) enquadra-se na abordagem Biomédica da Educação para a Saúde, em particular nos indicadores patológico e preventivo.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/6696
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas
DCILM - Livros de Actas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Prevencao drogas.pdfArtigo129,65 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID