Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/6696

TitlePrevenção do abuso de substâncias nos manuais portugueses
Author(s)Dantas, Catarina
Gonçalves, Artur
Carvalho, Graça Simões de
KeywordsPrevenção
Toxicodependência
Manuais escolares
Issue date16-May-2007
PublisherUniversidade do Minho. Instituto de Estudos da Criança (IEC)
CitationPEREIRA, B. ; CARVALHO, G. S. ; PEREIRA, V., ed. lit. – “Novas realidades, novas práticas : actas do Seminário International de Educação Física, Lazer e Saúde, 3, Braga, Portugal, 2007” [CD-ROM]. Braga : Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho, 2007.
Abstract(s)Com o presente trabalho pretende-se verificar se os manuais respeitam as orientações do programa nacional e analisar o tipo de abordagem no âmbito da Educação para a Saúde subjacente à prevenção da toxicodependência. Os resultados mostram que a problemática da droga é abordada de forma incipiente no 1º Ciclo do Ensino Básico (1º e 3º anos) e no Ensino Secundário (10º ano). No 2º e 3º Ciclos do EB (6 º e 9º anos) essa abordagem é mais completa e profunda mas circunscreve-se aos dois anos referidos. A abordagem dos manuais escolares à problemática (imagem e texto) enquadra-se na abordagem Biomédica da Educação para a Saúde, em particular nos indicadores patológico e preventivo.
TypeConference paper
URIhttps://hdl.handle.net/1822/6696
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Textos em atas
DCILM - Livros de Actas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Prevencao drogas.pdfArtigo129,65 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID