Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/66522

TitleVisibilidade social e estudo da infância
Author(s)Sarmento, Manuel Jacinto
KeywordsInfância
Sociologia da infância
Estudos da criança
Issue date2007
PublisherJunqueira & Marin Editores
CitationSarmento, Manuel Jacinto (2007), Visibilidade Social e Estudo da Infância. In Vasconcellos & Sarmento (Org). Infância (In)Visível. Araraquara: Junqueira & Marin Editores (25-49)
Abstract(s)O desenvolvimento nas duas últimas décadas dos chamados Estudos Sociais da Infância vieram desocultar aspetos fundamentais da vida e ação das crianças, escondidos por séculos de uma perspetiva adultocêntrca que pensa as crianças a partir de um olhar adulto, como seres em devir, incompletos até "amadurecerem" e se tornarem adultos. A Desocultação da infância é um processo simultaneamente epistemológico e social, promovendo novas formas de compreensão dos mundos culturais e sociais das crianças e permitindo fundamentar políticas de infância, nomeadamente na área da educação, que assuma a voz das crianças como fonte de conhecimento, compreensão e interação intergeracional, resgatando assim a infância da ocultação e invisibilidade social e científica.
TypeBook part
URIhttps://hdl.handle.net/1822/66522
ISBN078-85-86305-43-6
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sarmento 2007 Visibilidade Social INFÂNCIA INVISÍVEL .pdf7,39 MBAdobe PDFView/Open

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID