Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/66007
Título: | As plataformas informáticas na gestão escolar: burocracia ou autonomia? |
Outro(s) título(s): | Computer platforms in school management: bureaucracy or autonomy? |
Autor(es): | Godinho, Ricardo Luís Tinoco Gil |
Orientador(es): | Martins, Maria Fernanda dos Santos |
Palavras-chave: | Autonomia Burocracia Gestão escolar Plataformas informáticas Autonomy Bureaucracy Computer platforms School management |
Data: | 2020 |
Resumo(s): | As novas tecnologias de educação e informação, amplamente debatidas no campo
educativo, revolucionaram relações pedagógicas e administrativas. Há poucos estudos centrados
na governação informática da educação e na sua utilização abundante nas escolas portuguesas,
feita por imposição do Ministério da Educação e Ciência, ou por opção interna das escolas.
Face à atenção dada, nos últimos anos, à governação informática da educação, o nosso
intuito foi analisar como as plataformas informáticas se impuseram no quotidiano das escolas,
condicionando o trabalho do Diretor e da sua equipa de apoio (Subdiretor, Adjunto e Chefe dos
Serviços Administrativos e Ação Escolar); e de gestores intermédios (Diretores de Turma). Esta
investigação procurou aferir como é que estes diferentes atores das periferias se relacionavam
com as plataformas informáticas e, consequentemente, com o organismo central que as controla,
o Ministério da Educação e da Ciência. Além disso, quisemos discutir a hipótese teórica de as
plataformas informáticas poderem configurar, mais do que manifestações de autonomia, novos
processos de controlo burocrático – centralizado e feito por controlo remoto.
Esta investigação partiu da aplicação de um diário de bordo, seguida da realização de
entrevistas ao diretor, subdiretor, adjunto e ao chefe dos serviços administrativos e ação escolar,
para, posteriormente, aplicarmos um inquérito por questionário aos diretores de turma.
Cruzamos os dados empíricos mobilizados ao longo desta investigação, centrada num
agrupamento de escolas do ensino público, no norte de Portugal, com as lentes dos modelos
burocrático e político, em relação com temáticas como centralização/descentralização, autonomia
e controlo burocrático.
No plano de ação, observa-se que a governação informática invade, com burocracia
desmesurada, a ação diária da equipa de apoio ao diretor. Já os detentores de cargos intermédios
lidam com as plataformas internas, de forma automática, como meros administrativos. The new education and information technologies, widely debated in the educational field, have revolutionized pedagogical and administrative relations. There are few studies focusing on the information technology governance of education and its abundant use in Portuguese schools, made by imposition of the Ministry of Education and Science, or by the internal choice of the schools. In view of the attention paid, in recent years, to the information technology governance of education, our aim was to analyze how electronic platforms have imposed themselves on the daily lives of schools, conditioning the work of the Director and his support team (Deputy Director, Deputy and Head of Services Administrative and School Action); and middle managers (Class Directors). This research sought to assess how all these different peripheral actors related to electronic platforms and, consequently, to the central body that controls them, the Ministry of Education and Science. In addition, we wanted to discuss the theoretical hypothesis that electronic platforms can become, rather than manifestations of autonomy, new bureaucratic control processes - centralized and done by remote control. This investigation started from the application of a logbook, followed by interviews with the principal director, deputy director, deputy and the head of administrative services and school action, to subsequently apply a questionnaire survey to class directors. We crossed the empirical data mobilized throughout this investigation, centered on a group of public education schools, in the north of Portugal, with the lens of bureaucratic and political models, in relation to themes such as centralization/decentralization, autonomy and bureaucratic control. In the action plan, it is observed that electronic governance invades, with excessive bureaucracy, the daily action of the director support team. Holders of intermediate positions, on the other hand, deal with internal platforms automatically, as mere administrative workers. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Administração Educacional) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/66007 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ricardo Luis Tinoco Gil Godinho.pdf | 5,95 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons