Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/65937

TítuloA multiperspetiva em história: um estudo com alunos do ensino secundário recorrente
Outro(s) título(s)The multiperspective in history: a study with recurrent secondary school students
Autor(es)Moreira, Rafaela Cristina Peixoto
Orientador(es)Gago, Marília
Palavras-chaveEducação histórica
Fontes históricas – evidência
Guerra fria
Multiperspetiva
Cold War
Historical education
Historical sources - evidence
Multiperspective
Data2020
Resumo(s)No presente relatório de estágio é apresentada a implementação do Projeto de Intervenção Pedagógica Supervisionada, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, com o seguinte tema: “A multiperspetiva em História: estudo com alunos do Ensino Secundário Recorrente”. O projeto foi implementado com os alunos do Ensino Secundário Recorrente, no 12º ano de escolaridade, numa escola situada no centro da cidade de Braga. O estudo sobre multiperspetiva incidiu sobre o tema da Guerra Fria, período em que o mundo assistiu à disputa de duas grandes potências mundiais, os Estados Unidos da América (EUA) e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), que possuíam diferentes ideias a nível político, económico e social. O estudo realizado teve a finalidade de analisar a capacidade de interpretação dos alunos perante diversas fontes históricas (documentos escritos, visuais e musicais) e que contêm mensagens e perspetivas diferentes relacionadas com a Guerra Fria. Pretendeu-se também analisar a evolução dos conhecimentos dos alunos relativamente à temática estudada, a Guerra Fria, e ao nível da multiperspetiva em História. Com este estudo, concluiu-se que os alunos inicialmente tinham ideias vagas acerca dos conceitos metahistóricos e substantivos no âmbito da Guerra Fria, no entanto, na fase final alguns alunos demonstraram uma evolução nos seus conhecimentos. Neste estudo, verificou-se que os alunos com uma idade mais elevada possuíam dificuldades em compreenderem temas históricos recentes. Desta forma, entende-se que a dificuldade sentida na aprendizagem não está relacionada com a faixa etária, mas com o tipo de desafio que se coloca perante os alunos.
This internship report presents the implementation of the Supervised Pedagogical Intervention Project, carried out under the Master's Degree in History Teaching in the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education, with the following theme: “Multiperspective in the teaching of History: study with Recurrent High School students”. The project was implemented with the Recurrent High School students, in the 12th grade at a school located in Braga city center. The multi-perspective study focused on the theme of the Cold War, during which the world witnessed the dispute of two major world powers, the US and the USSR, which had different political, economic and social ideas. The purpose of this study was to analyze the students' interpretative capacity before various historical sources (written, visual and musical documents) and containing different messages and perspectives related to the Cold War. It was also intended to analyze the evolution of students' knowledge regarding the theme studied, the Cold War, and the level of multiperspective in History. With this study, it was concluded that the students initially had vague ideas about the metahistoric and substantive concepts in the Cold War, however, in the final phase some students showed an evolution in their knowledge. In this study, it was found that older students had difficulties understanding recent historical themes. Thus, it is understood that the difficulty in learning is not related to the age group, but to the type of challenge that faces the students.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/65937
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Rafaela Cristina Peixoto Moreira.pdf2,85 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID