Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/65879

TítuloA relação entre o pensamento Português e o pensamento Angolano: que lusofonia?
Autor(es)Couto, Filipe Abraão Martins do
Orientador(es)Gama, Manuel
Martins, Pedro Miguel Páscoa Santos
Palavras-chaveLusofonia
Pensamento Filosófico Português
Pensamento Filosófico Africano
Pensamento Filosófico Angolano
Pan-Africanismo; Interculturalidade
Fusão de Horizontes
Lusophony
Portuguese Philosophical Thought
African Philosophical Thought
Angolan Philosophical Thought
Pan-Africanism
Interculturality
Fusion of Horizons
Data8-Jul-2019
Resumo(s)Atualmente, prevalecem, no contexto dos países que falam a língua portuguesa, várias definições do conceito de lusofonia. Esta nomenclatura possui diferentes interpretações conforme os diversos imaginários culturais e sociais dos países que compõem a CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa). No caso de Angola, é sabido que o conceito de lusofonia nem sempre tem originado reações favoráveis, identificando-se, em torno da sua leitura, um clima de suspeição e mesmo de rejeição concetual. É neste sentido que se afigura de renovada importância compreender os motivos que presidem e concorrem, de uma forma geral, para esta posição. Dado que a lusofonia se inscreve, para além do seu sentido etimológico, também enquanto conceito filosófico no pensamento e cultura portugueses, procura-se, num primeiro momento, compreender e clarificar a génese do conceito de lusofonia à luz da sua história e através dos seus mais insignes defensores e críticos; num segundo momento, pretende-se compreender e clarificar o conceito de lusofonia numa perspetiva do pensamento e cultura angolanos. O objetivo final desta dissertação é o desenvolvimento de uma proposta de um horizonte convergente de critérios através das contribuições históricas, culturais e filosóficas das diversas perspetivas, com base nas noções de identidade e diferença presentes na temática em questão. A primeira parte aborda a evolução do conceito em análise, através das contribuições quinto- -imperialistas e filosóficas de António Vieira, Fernando Pessoa e Agostinho da Silva, entre outros autores. De seguida, determinam-se as principais críticas endereçadas à lusofonia, diagnosticando- -se as suas fragilidades e principais impasses, através da contribuição de diversos autores da cultura e do pensamento portugueses. A segunda parte trata de apurar as principais premissas que se irão incorporar ao longo da apresentação do desenrolar desta investigação, por forma a se compreender como será possível estabelecer pontes interculturais para o outro, tendo em consideração a possibilidade para uma eventual proposta para o estabelecimento de um horizonte fundido de critérios em relação às diferentes leituras sobre a lusofonia. Da mesma forma, procura-se determinar como é que o conceito de lusofonia se pode articular com diferentes epistemologias e culturas diversas. A terceira parte principia com uma explicação sucinta da cultura bantu em pontos considerados fundamentais. Na sequência, apresenta-se uma perspetiva da filosofia africana, desde a sua origem até à contemporaneidade. A compreensão do desenvolvimento da filosofia africana permitirá enquadrar a terminologia do pensamento angolano em torno da lusofonia. Para finalizar, procura-se mapear algumas das tendências da filosofia africana desenvolvidas por parte de autores dos países africanos de expressão portuguesa. Na quarta parte, é apresentada uma perspetiva do pensamento angolano em relação à lusofonia, desde a génese do conceito supracitado até à atualidade, sendo articuladas algumas relações, como francofonia e lusofonia, luso-tropicalismo, lusofonia e diversidade cultural. Por fim, é desenvolvida uma reflexão entre lusofonia e acordo ortográfico, bem como o conceito em questão no âmbito da CPLP. Na quinta e última parte, procura-se desenvolver uma relação entre as contribuições do pensamento português e as propostas do pensamento angolano em relação à lusofonia, tendo em vista a possibilidade de uma eventual convergência argumentativa e intercultural neste domínio.
Currently, it prevails, in the context of the countries that speak Portuguese, several definitions of the concept of lusophony. This nomenclature has different interpretations according to the several cultural and social imageries of the countries that compose the CPLP. In the case of Angola, it is known that the concept of lusophony has not always originated favourable reactions, identifying, around its reading, an atmosphere of suspicion and even of conceptual rejection. In this sense, it is of renewed ultimate importance understand the motives that, generally, preside and participate in this position. Once lusophony inscribes itself, other than its etymological sense, as a philosophical concept in the Portuguese thought and culture, it is intended, firstly, to understand and to clarify the genesis of the concept of lusophony under its history and though its most distinguished defenders and critics; secondly, it is aimed to understand and clarify the genesis of the concept of Lusophony under the perspective of the Angolan thought and culture. The ultimate objective of this thesis is the development of a proposal of an horizon of merged criteria through historical, cultural and philosophical contributions of the different perspectives, based on notions of identity and difference that are present in this theme. The first part tackles the genesis of the concept in analysis, through the Fifth-Imperialist and philosophical contributions of António Vieira, Fernando Pessoa and Agostinho da Silva, among other authors. Thereafter, in a second part, it is determined the main critics towards lusophony, diagnosing its fragilities and main impasses, through the contribution of several authors from the Portuguese thought and culture. The second part deals with the main principles that will be incorporated throughout this investigation, in order to understand how it will be possible to establish intercultural bridges towards the other, considering the possibility of an eventual proposal for the establishment of a merged horizon of criteria in relation to the different readings on the lusophony. Similarly, it is intended to establish the way the concept of lusophony can be articulated with different epistemologies and different cultures. The third part initiates with a brief explanation of the bantu culture in fundamental aspects. In its sequence, it is presented a perspective of the African philosophy, since its genesis until contemporaneity. The understanding of the development of the African philosophy will enable to frame the terminology of the Angolan thought around lusophony. To finalize, it is aimed to form some tendencies of the African philosophy by authors from Portuguese-speaking countries. In the fourth part, it is presented a perspective of the Angolan thought relating to lusophony, since Luso-tropicalism until contemporaneity, articulating some relations such as francophony and lusophony, Luso-tropicalism, lusophony and cultural diversity. Finally, it is developed a reflexion between lusophony and Orthographic Agreement, as well as this concept in relation to CPLP. Finally, the fifth and last part intends to develop a relation between the contributions of the Portuguese thought and the proposals of the Angolan thought towards lusophony, considering the possibility of an eventual philosophical and cultural convergence in this matter.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Filosofia (Especialidade em História da Filosofia e Cultura Portuguesa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/65879
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
ELACH - Teses de doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Filipe Abraao Martins do Couto.pdf4,02 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID