Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/65824

TitleArte pública urbana e comunicação turística
Other titlesUrban public art and tourism communication
Author(s)Andrade, Pedro José de Oliveira
KeywordsArte pública urbana
Comunicação turística
Cidade 3.0
Turismo comunicativo
Web 3.0
Urban public art
Tourism communication
City 3.0
Communicative tourism
Web 3.0
Issue dateJun-2020
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
JournalRevista Lusófona de Estudos Culturais
CitationAndrade, P. (2020). Arte pública urbana e comunicação turística. Revista Lusófona De Estudos Culturais, 7(1), 39-59. https://doi.org/10.21814/rlec.2119
Abstract(s)O presente texto, por um lado, visa descortinar alguns dos debates recentes sobre a arte pública urbana, e as suas práticas mais criativas. Nesta perspetiva, apresenta-se um estudo de caso ilustrativo sobre o Iminente Festival enquanto interculturalidade imanente à arte pública. Em seguida, discute-se a e-arte pública, ou seja, a arte pública que é produzida e partilhada no ciberespaço e no cibertempo. Depois, estas iniciativas artísticas são confrontadas com controvérsias, clássicas e atuais, acerca das culturas móveis como o turismo e, em especial, o processo da comunicação turística. Novas epistemologias e metodologias sociológicas encontram-se igualmente abordadas, e exemplificadas com a Sociologia Artística, a Hibridologia e a Banda Desenhada Sociológica. Finalmente, um breve glossário busca sintetizar e definir alguns conceitos sociológicos que circunscrevem processos sociais centrais, subjacentes à articulação e hibridação entre a arte pública urbana e a comunicação turística.
The present text, on the one hand, aims to unveil some of the most recent debates on urban public art, and its most creative practices. In this perspective, an illustrative case study about the Imminent Festival is presented as interculturality immanent to public art. Then, public e-art is discussed, that is, public art that is produced and shared in cyberspace and cybertime. And these artistic initiatives are confronted with controversies, classic and current, about mobile cultures such as tourism and, in particular, the tourist communication process. New epistemologies and sociological methodologies are also addressed, and exemplified with Artistic Sociology, Hybridology and Sociological Comics. Finally, a brief glossary seeks to synthesize and define some sociological concepts that circumscribe central social processes, underlying the articulation and hybridization between urban public art and tourist communication.
TypeArticle
URIhttps://hdl.handle.net/1822/65824
DOI10.21814/rlec.2119
ISSN2184-0458
e-ISSN2183-0886
Publisher versionhttps://rlec.pt/article/view/2119
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CECS - Artigos em revistas internacionais / Articles in international journals

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