Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/65824

TítuloArte pública urbana e comunicação turística
Outro(s) título(s)Urban public art and tourism communication
Autor(es)Andrade, Pedro José de Oliveira
Palavras-chaveArte pública urbana
Comunicação turística
Cidade 3.0
Turismo comunicativo
Web 3.0
Urban public art
Tourism communication
City 3.0
Communicative tourism
Web 3.0
DataJun-2020
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
RevistaRevista Lusófona de Estudos Culturais
CitaçãoAndrade, P. (2020). Arte pública urbana e comunicação turística. Revista Lusófona De Estudos Culturais, 7(1), 39-59. https://doi.org/10.21814/rlec.2119
Resumo(s)O presente texto, por um lado, visa descortinar alguns dos debates recentes sobre a arte pública urbana, e as suas práticas mais criativas. Nesta perspetiva, apresenta-se um estudo de caso ilustrativo sobre o Iminente Festival enquanto interculturalidade imanente à arte pública. Em seguida, discute-se a e-arte pública, ou seja, a arte pública que é produzida e partilhada no ciberespaço e no cibertempo. Depois, estas iniciativas artísticas são confrontadas com controvérsias, clássicas e atuais, acerca das culturas móveis como o turismo e, em especial, o processo da comunicação turística. Novas epistemologias e metodologias sociológicas encontram-se igualmente abordadas, e exemplificadas com a Sociologia Artística, a Hibridologia e a Banda Desenhada Sociológica. Finalmente, um breve glossário busca sintetizar e definir alguns conceitos sociológicos que circunscrevem processos sociais centrais, subjacentes à articulação e hibridação entre a arte pública urbana e a comunicação turística.
The present text, on the one hand, aims to unveil some of the most recent debates on urban public art, and its most creative practices. In this perspective, an illustrative case study about the Imminent Festival is presented as interculturality immanent to public art. Then, public e-art is discussed, that is, public art that is produced and shared in cyberspace and cybertime. And these artistic initiatives are confronted with controversies, classic and current, about mobile cultures such as tourism and, in particular, the tourist communication process. New epistemologies and sociological methodologies are also addressed, and exemplified with Artistic Sociology, Hybridology and Sociological Comics. Finally, a brief glossary seeks to synthesize and define some sociological concepts that circumscribe central social processes, underlying the articulation and hybridization between urban public art and tourist communication.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/65824
DOI10.21814/rlec.2119
ISSN2184-0458
e-ISSN2183-0886
Versão da editorahttps://rlec.pt/article/view/2119
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas internacionais / Articles in international journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2020_Andrade_Arte-publica-urbana-e-comunicacao-turistica.pdfVersão portuguesa1,9 MBAdobe PDFVer/Abrir
2020_Andrade_Urban-public-art-and-tourism-communication.pdfEnglish version1,85 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID