Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/65824
Título: | Arte pública urbana e comunicação turística |
Outro(s) título(s): | Urban public art and tourism communication |
Autor(es): | Andrade, Pedro José de Oliveira |
Palavras-chave: | Arte pública urbana Comunicação turística Cidade 3.0 Turismo comunicativo Web 3.0 Urban public art Tourism communication City 3.0 Communicative tourism Web 3.0 |
Data: | Jun-2020 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) |
Revista: | Revista Lusófona de Estudos Culturais |
Citação: | Andrade, P. (2020). Arte pública urbana e comunicação turística. Revista Lusófona De Estudos Culturais, 7(1), 39-59. https://doi.org/10.21814/rlec.2119 |
Resumo(s): | O presente texto, por um lado, visa descortinar alguns dos debates recentes sobre a arte
pública urbana, e as suas práticas mais criativas. Nesta perspetiva, apresenta-se um estudo de
caso ilustrativo sobre o Iminente Festival enquanto interculturalidade imanente à arte pública.
Em seguida, discute-se a e-arte pública, ou seja, a arte pública que é produzida e partilhada no
ciberespaço e no cibertempo. Depois, estas iniciativas artísticas são confrontadas com controvérsias,
clássicas e atuais, acerca das culturas móveis como o turismo e, em especial, o processo
da comunicação turística. Novas epistemologias e metodologias sociológicas encontram-se
igualmente abordadas, e exemplificadas com a Sociologia Artística, a Hibridologia e a Banda
Desenhada Sociológica. Finalmente, um breve glossário busca sintetizar e definir alguns conceitos
sociológicos que circunscrevem processos sociais centrais, subjacentes à articulação e
hibridação entre a arte pública urbana e a comunicação turística. The present text, on the one hand, aims to unveil some of the most recent debates on urban public art, and its most creative practices. In this perspective, an illustrative case study about the Imminent Festival is presented as interculturality immanent to public art. Then, public e-art is discussed, that is, public art that is produced and shared in cyberspace and cybertime. And these artistic initiatives are confronted with controversies, classic and current, about mobile cultures such as tourism and, in particular, the tourist communication process. New epistemologies and sociological methodologies are also addressed, and exemplified with Artistic Sociology, Hybridology and Sociological Comics. Finally, a brief glossary seeks to synthesize and define some sociological concepts that circumscribe central social processes, underlying the articulation and hybridization between urban public art and tourist communication. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/65824 |
DOI: | 10.21814/rlec.2119 |
ISSN: | 2184-0458 |
e-ISSN: | 2183-0886 |
Versão da editora: | https://rlec.pt/article/view/2119 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CECS - Artigos em revistas internacionais / Articles in international journals |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_Andrade_Arte-publica-urbana-e-comunicacao-turistica.pdf | Versão portuguesa | 1,9 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
2020_Andrade_Urban-public-art-and-tourism-communication.pdf | English version | 1,85 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons