Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/65688

TítuloA influência da família na implementação das decisões de carreira
Outro(s) título(s)Family influence on career choice implementation
Autor(es)Vautero, Jaisso Rodrigues
Orientador(es)Silva, Ana Daniela dos Santos Cruzinha Soares
Taveira, Maria do Céu
Palavras-chaveimplementação das decisões de carreira
família
universitários
career choice implementation
family
college students
Data9-Jul-2019
Resumo(s)O presente estudo pretende contribuir para a compreensão da influência da família no processo de implementação das decisões de carreira. Nesse sentido, o estudo foi organizado em dois estudos teóricos e dois estudos empíricos. No primeiro estudo teórico, começou-se por rever e analisar criticamente as contribuições teóricas e empíricas para procurar demonstrar como a família pode influenciar a etapa de implementação das decisões de carreira e propor um esquema conceptual de compreensão desse processo. Começa-se por localizar a implementação, no processo decisional, e rever algumas dos principais fatores envolvidos. De seguida, analisam-se os fatores contextuais do processo de implementação das decisões. A implementação da decisão representa a execução de uma escolha e o ingresso num novo contexto de carreira. Com base nesta ideia, discute-se especificamente a influência da família, e as diversas maneiras pelas quais pode atuar. Conclui-se que a família pode influenciar a implementação de decisões de carreira através de fatores proximais e distais. Por último, aborda-se a avaliação da qualidade da implementação, destacando uma proposta que a considera em termos de sucesso e satisfação. O próximo estudo teórico revisou trabalhos semelhantes sobre o tema. A seleção de estudos utilizou estratégias derivadas de revisões sistemáticas e a análise baseou-se em revisões narrativas, procurando-se dessa forma, fornecer um conhecimento amplo sobre o fenómeno com fiabilidade nos estudos incluídos. Os resultados confirmam a divisão proposta por estudos anteriores entre fatores processuais e estruturais da influência familiar. Os primeiros foram mais estudados em relação ao processo decisional, sua qualidade e estabilidade, e os segundos, foram mais estudados em relação à influência sobre o conteúdo das decisões. A atuação de alguns fatores teve mais destaque, como o apoio, apego, educação parental e estatuto socioeconómico. Inspirado no modelo conceptual que organizou a influência familiar em instâncias e nas descobertas dos principais elementos da influência familiar identificado no estudo de revisão, o primeiro estudo empírico realizou uma análise das relações que se estabelecem entre os fatores familiares. O objetivo foi cumprido através de um modelo hipotético constituída de duas partes articuladas, influência familiar distal e proximal. O elemento distal traduz o contexto, mais ligado à cultura onde a família está imersa e seus componentes sociodemográficos. O elemento proximal é representado por valores e crenças familiares, expectativas, apoio familiar a nível de informações e apoio financeiro. O estudo envolveu 248 estudantes de uma universidade do sul do Brasil, 184 (74,2%) eram mulheres, as idades variaram de 18 a 41 anos (M=23.47, DP= 4.42). A principal técnica de análise de dados utilizada foi os Modelos de Equações Estruturais. Os resultados sustentaram a hipótese subjacente de que a influência familiar se organiza desde aspetos mais distais em direção a aspetos muito próximos ao processo de tomada de decisão de carreira. Entre os fatores distais considerados destaca-se a influência da educação. Os quatro fatores proximais, apesar de comporem cada um deles uma dimensão independente, parecem guardarem alguma relação entre si. Apenas os fatores vinculados ao apoio informacional e financeiro se associam ao componente distal. O modelo apresentado integra um processo muito mais amplo no que diz respeito à influência da família na implementação das decisões de carreira. Por essa razão, o próximo estudo empírico, apresentado no Capítulo IV avaliou especificamente o processo de implementação através da avaliação do desempenho e da satisfação no âmbito em que se implementam as decisões de carreira. O objetivo foi atingido através de dois modelos hipotéticos baseados na Teoria Social Cognitiva de Carreira. O primeiro integra os fatores familiares a uma adaptação do modelo de bem-estar dessa teoria, o segundo interessa-se por explorar o efeito da família sobre as experiências de satisfação e desempenho. O estudo envolveu 323 estudantes de uma universidade do sul do Brasil, 225 (69.7%) eram mulheres, as idades variaram de 18 a 42 anos (M = 23,86, DP = 4,77). A principal técnica de análise de dados utilizada foi os Modelos de Equações Estruturais. Os resultados sustentaram o pressuposto geral de que a influência familiar tem efeito sobre o processo de implementação das decisões de carreira. Entre os fatores familiares identificou-se que o apoio familiar contribui no processo de implementação, sobretudo nas experiências de satisfação no domínio. Alguns fatores familiares como as expectativas podem dar uma contribuição negativa ao processo. Os elementos mais distais, como valores e crenças, podem ter uma atuação ambígua, mas seu efeito pode ser atenuado por fatores mais próximos ao processo de implementação, como o apoio. O estudo como um todo pode concluir que a influência familiar na implementação das decisões de carreiras de universitários pode ser organizada em instâncias, partindo de uma influência próxima à implementação que se alarga para contextos mais distais. Com base nessa organização e nas ideias da Teoria Social Cognitiva e Carreira foi possível propor três modelos conceptuais. Identificou-se que o estudo possui implicações para a prática de aconselhamento diretamente com estudantes universitários, ou mesmo candidatos à universidade e seus pais. Possui também implicações do ponto de vista institucional, em assuntos como abandono e permanência na universidade. Existem também limitações, como as questões geográficas, socioculturais e de género, a partir do que se indica que os modelos sejam observados em ambientes diversos com o intuito de refinar a aprofundar os resultados.
The present study aims to contribute to the body of knowledge about family influence in the career choice implementation process. The study was organized in two theoretical studies and two empirical studies. In the first theoretical study, we started by reviewing and critically analyzing the theoretical and empirical contributions to try to demonstrate how the family can influence the career choice implementation process and propose a conceptual schema to understand this process. It stars by locating implementation in the career decision-making process and reviewing some of the main theoretical contributions on the subject. Next, contextual factors involved in the career decision-making process are analyzed. The implementation represents the execution of a choice and the entry into a new career context. Based on such idea, are discussed the influence of the family, and several ways family can act. It is concluded that the family can influence the implementation of career decisions through proximal and distal factors. Finally, the evaluation of the quality of implementation is discussed, highlighting a proposal that considers it in terms of success and satisfaction. The next theoretical study was reviewed similar studies on the topic. The selection of studies used strategies derived from systematic reviews and the analysis was based on narrative reviews, aiming to provide a comprehensive knowledge about the phenomenon with reliability in the included studies. The results confirm the division proposed by previous works between procedural and structural factors of familial influence. The former is mostly presented in relation to the decision process, their quality and stability, and the latter is mostly presented in relation to the influence on the content of decisions. The actuation of some factors was more prominent, such as support, attachment, parental education and socioeconomic status. Inspired by the conceptual model previously described that organizes the family influence in instances and in the main elements of family influence identified in the review study, the first empirical study carried out an analysis of the relations that are established between familiar factors. The objective was fulfilled through a hypothetical model consisting of two articulated parts, distal and proximal family influence. The distal element translates the context, more linked to the culture where the family is immersed and its sociodemographic components. The proximal element is represented by family values and beliefs, expectations, informational and financial support. The study involved 248 students from a university located in the south of Brazil, 184 (65.8%) were women, ages ranging from 18 to 42 years (M = 23.47, SD = 4.42). The data analysis method used were Structural Equation Models. The results underpinned the subjacent hypothesis that family influence is organized from more distal aspects toward aspects very close to the career decision making process. Among the included distal factors, the influence of education is highlighted. The four proximal factors, although they each represent an independent dimension, seem to have some relation to each other. Only the factors related to informational and financial support were associated with the distal component. The presented model integrates a much broader process regarding the influence of the family in the implementation of the career decisions. For this reason, the next empirical study evaluated the implementation process through the evaluation of performance and satisfaction in the domain where career decisions are implemented. The aim was fulfilled through testing two hypothetical models based on the Social Cognitive Career Theory. The first integrates familial factors to an adaptation of the wellbeing model of this theory, the second is interested in exploring the effect of the family on the experience of satisfaction and performance. The study involved 323 students from a university in the south of Brazil, 225 (69.7%) were women, ages ranged from 18 to 42 years (M = 23.86, SD = 4.77). The main data analysis method was Structural Equation Models. The results supported the general hypothesis that family influence has an effect on the process of implementing career decisions. Among the family factors, it was identified that the family support contributes in the implementation process, especially in the experience of satisfaction in the domain. Some familiar factors such as expectations can make a negative contribution to the process. The more distal elements, such as values and beliefs, may have an ambiguous actuation but their negatives effects can be attenuated by familiar factors closer to the process, such as support. The study as a whole can conclude that family influence on career choices implementations processes can be organized in instances, starting from proximal influences, close to the implementation and extends to more distal contexts. Based on this organization and the ideas of the Social Cognitive Career Theory, it was possible to propose three conceptual models. This thesis has implications for the practice of counseling with college students, or even university candidates, and their parents. It also has implications from the institutional point of view, in subjects such as dropout and permanence. There are also limitations, such as geographic, sociocultural and gender issues, therefore, it is indicated apply the model in different environments in order to extend and refine its results.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Psicologia Aplicada
URIhttps://hdl.handle.net/1822/65688
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIPsi - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Jaisso Rodrigues Vautero.pdf2,97 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID